ESTE TRABALHO É DE NATUREZA QUALITATIVA, SE CONSTITUI PARTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA COM ESTUDANTES COM SURDEZ E COM SURDOCEGUEIRA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE 10 ATIVIDADES. OBJETIVAMOS COMPREENDER OS SIGNIFICADOS QUE OS ESTUDANTES CONSTROEM NO ÂMBITO DA INVESTIGAÇÃO DE TEMÁTICAS COTIDIANAS QUE CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOCIALMENTE RELEVANTES COM VISTA A FORMAÇÃO CIDADÃ. TRAZEMOS PARA DISCUSSÃO, AS NARRATIVAS DOS ESTUDANTES QUE SE REFEREM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FONTE DE ACESSO A OUTRAS INFORMAÇÕES ACERCA DAS TEMÁTICAS COTIDIANAS. ASSUMIMOS COMO APORTE TEÓRICO AUTORES COMO VYGOTSKI (1997), MORAN (1995, 2013), CACHAPUZ, PRAIA E JORGE (2002), GONZÁLEZ REY (2011), FREIRE (1996, 2011). OS RELATOS DOS ESTUDANTES FORAM ANALISADOS POR MEIO DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DE MORAES E GALIAZZI (2007). OS RESULTADOS REVELAM QUE OS ESTUDANTES DIANTE DA VIVÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE INVESTIGAÇÃO DE TEMÁTICAS COTIDIANAS, BUSCAM PARTICIPAR PROATIVAMENTE DO MEIO EM QUE VIVEM, PONDO EM FOCO O PAPEL DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR COMO ESPAÇO LIVRE PARA A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS, E NÃO COMO AMBIENTE DE REPRODUÇÃO. ALÉM DISSO, OS RECURSOS TECNOLÓGICOS, POSSIBILITAM AOS ESTUDANTES O ACESSO A UMA FONTE RICA E ATUALIZADA DE INFORMAÇÕES, MOTIVANDO-OS A PESQUISA DE MODO A APROFUNDAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE AS TEMÁTICAS COTIDIANAS, PERMITINDO TORNAREM-SE SUJEITOS DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM. EMBORA, APRESENTE POTENCIAL EDUCATIVO, OS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA AINDA FICAM RESTRITOS AO INTERESSE DO PROFESSOR, RESTANDO AO ESTUDANTE O PAPEL DE COADJUVANTE DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM.