ESTE ARTIGO ABORDA A TEMÁTICA DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR, COM FOCO ESPECÍFICO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). OBJETIVA ENALTECER A RELEVÂNCIA DO AEE NO ENSINO SUPERIOR E COMPREENDER O ESCOPO DESSE ATENDIMENTO NA ACADEMIA. PARA TANTO FOI REALIZADO UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO EM AUTORES DE REFERÊNCIA DA ÁREA, COMO: ALCOBA (2008), MANTOAN (2004 E 2014) CASTRO E ALMEIDA (2014), MANTOAN E SANTOS (2010), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM QUE O AEE REPRESENTA UM CONJUNTO DE ATIVIDADES, RECURSOS DE ACESSIBILIDADE E PEDAGÓGICOS QUE SÃO ORGANIZADOS INSTITUCIONALMENTE, PRESTADO DE FORMA COMPLEMENTAR OU SUPLEMENTAR À FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, QUE PRECISA GANHAR VISIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR, POR REPRESENTAR UM SUPORTE DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA INCLUSÃO NA ACADEMIA.