EDUCAÇÃO BILÍNGUE, INCLUSÃO, IDENTIDADE E CULTURA SURDA
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81765 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 196 "titulo" => "EDUCAÇÃO BILÍNGUE, INCLUSÃO, IDENTIDADE E CULTURA SURDA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE ESTUDO ACERCA DO TEMA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE, IDENTIDADE E CULTURA SURDA, NA PERSPECTIVA DE VERIFICAR EM QUE MEDIDA O BILINGUISMO TEM CONTRIBUÍDO PARA A INCLUSÃO DAS PESSOAS SURDAS PERANTE INEGÁVEL QUEBRA DE BARREIRA LINGUÍSTICA A QUAL PROPORCIONA INTER-RELAÇÕES CULTURAIS. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA SERÁ DE COMPREENDER A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO COMBATE ÀS BARREIRAS COMUNICACIONAIS ENFRENTADAS PELA COMUNIDADE SURDA EM PROL DA INCLUSÃO AO PROMOVER DESENVOLVIMENTO IDENTITÁRIO E CULTURAL. PARA TANTO, DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, O ESTUDO PRETENDIDO CONFIGURA-SE EM UMA PESQUISA QUALITATIVA BIBLIOGRÁFICA, COM PRETENSÕES EMPÍRICAS. SENDO ASSIM, FUNDAMENTA-SE EM AUTORES QUE SE OCUPAM DESSA TEMÁTICA, TAIS COMO MANTOAN (2003); REIS (2013, 2017); GESSER (2009); HALL (1998). PRETENDE-SE REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA EMPÍRICA MEDIANTE MÉTODO NARRATIVO, POR MEIO DE ENTREVISTA A PESSOAS SURDAS, A FIM DE OBTER RESULTADOS QUE RATIFICAM A MAGNITUDE E SIGNIFICATIVIDADE DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE, BEM COMO DE PENSARMOS E TRABALHARMOS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SURDOS. POIS, DESSE MODO, TORNA-SE POSSÍVEL AFIRMAR E ASSEGURAR O DIREITO À DIFERENÇA, À DIVERSIDADE E O ENCARAR DA HETEROGENEIDADE COMO FATOR DE CRUCIAL RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO COMO SUJEITO ATIVO E CONSCIENTE DA IMPORTÂNCIA DE PROTEGERMOS O DIREITO DE SER DO PRÓXIMO. SENDO ASSIM, AS POSSIBILIDADES REPRESENTADAS PELA LIBRAS E PELA EDUCAÇÃO BILÍNGUE LANÇAM MÃO DA CONSTANTE LUTA PELA SUPERAÇÃO DE LIMITES E BARREIRAS PRECONCEITUOSAS, AS QUAIS INIBEM A DINAMICIDADE DO SER HUMANO E DE SUA FORMAÇÃO CULTURAL, SOCIAL E DE SUA IDENTIDADE COMO SUJEITO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "LIBRAS, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO BILÍNGUE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA7_ID196_15072021152508.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISADORA CRISTINNY VIEIRA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "ISADORA" "autor_email" => "isacris2507@gmail.com" "autor_ies" => "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UNU INHUMAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81765 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 196 "titulo" => "EDUCAÇÃO BILÍNGUE, INCLUSÃO, IDENTIDADE E CULTURA SURDA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE ESTUDO ACERCA DO TEMA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE, IDENTIDADE E CULTURA SURDA, NA PERSPECTIVA DE VERIFICAR EM QUE MEDIDA O BILINGUISMO TEM CONTRIBUÍDO PARA A INCLUSÃO DAS PESSOAS SURDAS PERANTE INEGÁVEL QUEBRA DE BARREIRA LINGUÍSTICA A QUAL PROPORCIONA INTER-RELAÇÕES CULTURAIS. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA SERÁ DE COMPREENDER A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO COMBATE ÀS BARREIRAS COMUNICACIONAIS ENFRENTADAS PELA COMUNIDADE SURDA EM PROL DA INCLUSÃO AO PROMOVER DESENVOLVIMENTO IDENTITÁRIO E CULTURAL. PARA TANTO, DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, O ESTUDO PRETENDIDO CONFIGURA-SE EM UMA PESQUISA QUALITATIVA BIBLIOGRÁFICA, COM PRETENSÕES EMPÍRICAS. SENDO ASSIM, FUNDAMENTA-SE EM AUTORES QUE SE OCUPAM DESSA TEMÁTICA, TAIS COMO MANTOAN (2003); REIS (2013, 2017); GESSER (2009); HALL (1998). PRETENDE-SE REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA EMPÍRICA MEDIANTE MÉTODO NARRATIVO, POR MEIO DE ENTREVISTA A PESSOAS SURDAS, A FIM DE OBTER RESULTADOS QUE RATIFICAM A MAGNITUDE E SIGNIFICATIVIDADE DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE, BEM COMO DE PENSARMOS E TRABALHARMOS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SURDOS. POIS, DESSE MODO, TORNA-SE POSSÍVEL AFIRMAR E ASSEGURAR O DIREITO À DIFERENÇA, À DIVERSIDADE E O ENCARAR DA HETEROGENEIDADE COMO FATOR DE CRUCIAL RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO COMO SUJEITO ATIVO E CONSCIENTE DA IMPORTÂNCIA DE PROTEGERMOS O DIREITO DE SER DO PRÓXIMO. SENDO ASSIM, AS POSSIBILIDADES REPRESENTADAS PELA LIBRAS E PELA EDUCAÇÃO BILÍNGUE LANÇAM MÃO DA CONSTANTE LUTA PELA SUPERAÇÃO DE LIMITES E BARREIRAS PRECONCEITUOSAS, AS QUAIS INIBEM A DINAMICIDADE DO SER HUMANO E DE SUA FORMAÇÃO CULTURAL, SOCIAL E DE SUA IDENTIDADE COMO SUJEITO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "LIBRAS, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO BILÍNGUE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA7_ID196_15072021152508.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISADORA CRISTINNY VIEIRA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "ISADORA" "autor_email" => "isacris2507@gmail.com" "autor_ies" => "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UNU INHUMAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }