O PRESENTE TRABALHO APRESENTA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE ESTUDO ACERCA DO TEMA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE, IDENTIDADE E CULTURA SURDA, NA PERSPECTIVA DE VERIFICAR EM QUE MEDIDA O BILINGUISMO TEM CONTRIBUÍDO PARA A INCLUSÃO DAS PESSOAS SURDAS PERANTE INEGÁVEL QUEBRA DE BARREIRA LINGUÍSTICA A QUAL PROPORCIONA INTER-RELAÇÕES CULTURAIS. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA SERÁ DE COMPREENDER A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO COMBATE ÀS BARREIRAS COMUNICACIONAIS ENFRENTADAS PELA COMUNIDADE SURDA EM PROL DA INCLUSÃO AO PROMOVER DESENVOLVIMENTO IDENTITÁRIO E CULTURAL. PARA TANTO, DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, O ESTUDO PRETENDIDO CONFIGURA-SE EM UMA PESQUISA QUALITATIVA BIBLIOGRÁFICA, COM PRETENSÕES EMPÍRICAS. SENDO ASSIM, FUNDAMENTA-SE EM AUTORES QUE SE OCUPAM DESSA TEMÁTICA, TAIS COMO MANTOAN (2003); REIS (2013, 2017); GESSER (2009); HALL (1998). PRETENDE-SE REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA EMPÍRICA MEDIANTE MÉTODO NARRATIVO, POR MEIO DE ENTREVISTA A PESSOAS SURDAS, A FIM DE OBTER RESULTADOS QUE RATIFICAM A MAGNITUDE E SIGNIFICATIVIDADE DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE, BEM COMO DE PENSARMOS E TRABALHARMOS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SURDOS. POIS, DESSE MODO, TORNA-SE POSSÍVEL AFIRMAR E ASSEGURAR O DIREITO À DIFERENÇA, À DIVERSIDADE E O ENCARAR DA HETEROGENEIDADE COMO FATOR DE CRUCIAL RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO COMO SUJEITO ATIVO E CONSCIENTE DA IMPORTÂNCIA DE PROTEGERMOS O DIREITO DE SER DO PRÓXIMO. SENDO ASSIM, AS POSSIBILIDADES REPRESENTADAS PELA LIBRAS E PELA EDUCAÇÃO BILÍNGUE LANÇAM MÃO DA CONSTANTE LUTA PELA SUPERAÇÃO DE LIMITES E BARREIRAS PRECONCEITUOSAS, AS QUAIS INIBEM A DINAMICIDADE DO SER HUMANO E DE SUA FORMAÇÃO CULTURAL, SOCIAL E DE SUA IDENTIDADE COMO SUJEITO.