OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA INCLUSÃO DA CIDADANIA NA ESCOLA DO CAMPO
RESGATANDO O CONFLITO DE ALAGAMAR
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81852 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 84 "inscrito_id" => 510 "titulo" => """ OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA INCLUSÃO DA CIDADANIA NA ESCOLA DO CAMPO \r\n RESGATANDO O CONFLITO DE ALAGAMAR """ "resumo" => "ESTE ARTIGO ANALISA ALGUNS ESCRITOS QUE ABORDAM A RESPEITO DO CONFLITO DOS CAMPONESES DO GRANDE ALAGAMAR NA DÉCADA DE 70/80, COMO FORMA DE INCLUSÃO DA CIDADANIA DO HOMEM DO CAMPO POR MEIO DO MOVIMENTO SOCIAL REALIZADO E QUE HOJE SERVE COMO EXEMPLO PARA INCLUSÃO SOCIAL NO ASPECTO DA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA PARA OS JOVENS ESTUDANTES, FAMILIARES DOS CAMPONESES QUE PARTICIPARAM ATIVAMENTE NA DÉCADA DE 70/80. PRÁTICAS ESTAS QUE NAS ATIVIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES, BUSCAM RESGATAR A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS . ESTA PESQUISA PRATICAMENTE SURGIU OBJETIVANDO-SE CONTRIBUIR NA PERPETUAÇÃO DA MEMÓRIA DOS EPISÓDIOS DURANTE O CONFLITO ENTRE OS CAMPONESES DAS MAIS DE 700 FAMÍLIAS QUE RESIDIAM NOS 13 SÍTIOS, SITUADOS NOS 13.000 HECTARES QUE CORRESPONDIAM AO TERRITÓRIO DA FAZENDA DO GRANDE ALAGAMAR. O RECORTE HISTÓRICO PRINCIPAL DA PESQUISA SÃO OS MOVIMENTOS SOCIAIS DESTE CONFLITO NO ASSENTAMENTO E A INCLUSÃO DOS CAMPONESES NO MUNDO SOCIAL DE DIREITOS E DEVERES QUE TEVE APOIO INTEGRAL DA CNBB, ATRAVÉS DO ARCEBISPO DA PARAÍBA NA ÉPOCA DOM JOSÉ MARIA PIRES E OUTROS RELIGIOSOS. O MOVIMENTO SOCIAL INSTAURADO EM ALAGAMAR FOI “SÍMBOLO DA LUTA NÃO VIOLENTA", CONSAGRADO ASSIM POR DOM HELDER CÂMARA. MOTIVOS QUE NOS INSTIGA A VASCULHAR, REGISTRAR E DIVULGAR ESTE PASSADO ATRAVÉS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL E.F.M. ARNALDO MAROJA ATRAVÉS DOS ESCRITOS POPULARES QUE REGISTRAM OS FATOS ATRAVÉS DE APENAS PELOS PANFLETOS DE CORDEL, DO HINO DE ALAGAMAR QUE SE TRANSFORMOU NA CANTATA REGISTRANDO O GRANDE EXEMPLO DE LUTA OU LIÇÃO DE VIDA DOS CAMPONESES PARA MUNDO ATUAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 17: Educação do Campo e Inclusão" "palavra_chave" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, MEMÓRIA, CIDADANIA, ALAGAMAR, ESCOLA DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA17_ID510_22092021164234.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS CARLOS PAULINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUIS CARLOS" "autor_email" => "prof.carlinhopaulino@gmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81852 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 84 "inscrito_id" => 510 "titulo" => """ OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA INCLUSÃO DA CIDADANIA NA ESCOLA DO CAMPO \r\n RESGATANDO O CONFLITO DE ALAGAMAR """ "resumo" => "ESTE ARTIGO ANALISA ALGUNS ESCRITOS QUE ABORDAM A RESPEITO DO CONFLITO DOS CAMPONESES DO GRANDE ALAGAMAR NA DÉCADA DE 70/80, COMO FORMA DE INCLUSÃO DA CIDADANIA DO HOMEM DO CAMPO POR MEIO DO MOVIMENTO SOCIAL REALIZADO E QUE HOJE SERVE COMO EXEMPLO PARA INCLUSÃO SOCIAL NO ASPECTO DA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA PARA OS JOVENS ESTUDANTES, FAMILIARES DOS CAMPONESES QUE PARTICIPARAM ATIVAMENTE NA DÉCADA DE 70/80. PRÁTICAS ESTAS QUE NAS ATIVIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES, BUSCAM RESGATAR A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS . ESTA PESQUISA PRATICAMENTE SURGIU OBJETIVANDO-SE CONTRIBUIR NA PERPETUAÇÃO DA MEMÓRIA DOS EPISÓDIOS DURANTE O CONFLITO ENTRE OS CAMPONESES DAS MAIS DE 700 FAMÍLIAS QUE RESIDIAM NOS 13 SÍTIOS, SITUADOS NOS 13.000 HECTARES QUE CORRESPONDIAM AO TERRITÓRIO DA FAZENDA DO GRANDE ALAGAMAR. O RECORTE HISTÓRICO PRINCIPAL DA PESQUISA SÃO OS MOVIMENTOS SOCIAIS DESTE CONFLITO NO ASSENTAMENTO E A INCLUSÃO DOS CAMPONESES NO MUNDO SOCIAL DE DIREITOS E DEVERES QUE TEVE APOIO INTEGRAL DA CNBB, ATRAVÉS DO ARCEBISPO DA PARAÍBA NA ÉPOCA DOM JOSÉ MARIA PIRES E OUTROS RELIGIOSOS. O MOVIMENTO SOCIAL INSTAURADO EM ALAGAMAR FOI “SÍMBOLO DA LUTA NÃO VIOLENTA", CONSAGRADO ASSIM POR DOM HELDER CÂMARA. MOTIVOS QUE NOS INSTIGA A VASCULHAR, REGISTRAR E DIVULGAR ESTE PASSADO ATRAVÉS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS ESCOLARES COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL E.F.M. ARNALDO MAROJA ATRAVÉS DOS ESCRITOS POPULARES QUE REGISTRAM OS FATOS ATRAVÉS DE APENAS PELOS PANFLETOS DE CORDEL, DO HINO DE ALAGAMAR QUE SE TRANSFORMOU NA CANTATA REGISTRANDO O GRANDE EXEMPLO DE LUTA OU LIÇÃO DE VIDA DOS CAMPONESES PARA MUNDO ATUAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 17: Educação do Campo e Inclusão" "palavra_chave" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, MEMÓRIA, CIDADANIA, ALAGAMAR, ESCOLA DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA17_ID510_22092021164234.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS CARLOS PAULINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUIS CARLOS" "autor_email" => "prof.carlinhopaulino@gmai" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }