NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PASSOU POR DIVERSAS MUDANÇAS AS QUAIS AMPLIARAM A REFLEXÃO E POSSIBILITARAM QUE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FOSSEM INSERIDAS NA ESCOLA REGULAR. E, ISSO OCASIONOU UMA NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO NO ENTENDIMENTO DOS PROFESSORES ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESSES ALUNOS QUE FORAM ACOLHIDOS PELA ESCOLA. DESDE ENTÃO, TEM SIDO FUNDAMENTAL A BUSCA POR UMA FORMAÇÃO DOCENTE ANCORADA NOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A ESCOLA INCLUSIVA E REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUE CONTRIBUA PARA A CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITE A DIVERSIDADE. METODOLOGICAMENTE, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL A PARTIR DE UMA BREVE RETOMADA DO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E AS PERSPECTIVAS PARA A CONCRETIZAÇÃO DA MESMA POR MEIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES. COMO REFERENCIAL TEÓRICO FORAM UTILIZADOS AUTORES COMO: COÊLHO (2006); DENARI (2006); FREIRE (1993); LIBÂNEO (2015); MANTOAN (2006); REIS (2013); SOUZA (2020); VYGOTSKI (1984); E, AINDA, DOCUMENTOS LEGAIS COMO A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (1988); DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994); LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB (1996); LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO – LBI (2015). O ESTUDO APRESENTOU RELEVÂNCIA PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR FUNDAMENTADA NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO PARA “TODOS” E NÃO PARA “ALGUNS”, PROVOCANDO UMA REFLEXÃO E A RESSIGNIFICAÇÃO DO FAZER DOCENTE.