A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PODE SER ENTENDIDA COMO UMA CONCEPÇÃO DE ENSINO ATUALMENTE QUE TEM COMO OBJETIVO ASSEGURAR O DIREITO DE TODOS À EDUCAÇÃO. TRAZ COMO OBJETIVO ANALISAR A INCLUSÃO DO EDUCANDO SURDO NA ESCOLA PÚBLICA REGULAR. FUNDAMENTADO NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA AUTORES COMO MANTOAN (2015), QUADROS (2006), SASSAKI (2006), DENTRE OUTROS, COMO TAMBÉM RECORRENDO A PESQUISA DE CAMPO FICOU NÍTIDO QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA TRAZ CONSIGO UMA MUDANÇA DOS VALORES DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL, O QUE DEMANDA DESENVOLVER NOVAS POLÍTICAS E REESTRUTURAÇÃO DA EDUCAÇÃO. ASSIM, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É A TRANSFORMAÇÃO PARA UMA SOCIEDADE INCLUSIVA, UM PROCESSO EM QUE SE AMPLIA A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR. TRATA-SE DE UMA REESTRUTURAÇÃO DA CULTURA, DA PRÁTICA E DAS POLÍTICAS VIVENCIADAS NAS ESCOLAS, DE FORMA QUE ESTAS VENHAM DE ENCONTRO À DIVERSIDADE DOS ALUNOS ALI PRESENTES. ESPERA-SE QUE POR MEIO DESTE TRABALHO SEJA DESENVOLVIDO UM NOVO OLHAR E UMA NOVA POSTURA PARA RESPONDER AS NECESSIDADES DO TRABALHO COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS NAS ESCOLAS. A INCLUSÃO ESCOLAR CAUSA MEDO, INCERTEZAS E INSEGURANÇAS. O PROCESSO DE INCLUSÃO REFERE-SE BASICAMENTE A UM PROCESSO EDUCACIONAL QUE VISA ENTENDER AO MÁXIMO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR.