A PESQUISA EM TELA BUSCA ANALISAR AS PESQUISAS QUE VERSAM SOBRE A INCLUSÃO DO SURDO NO ENSINO SUPERIOR PUBLICADAS NAS EDIÇÕES DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS ANOS DE 2018 E 2020. PARA TANTO, REALIZAMOS UMA BUSCA, NO DIA 10 DE SETEMBRO DE 2021, NOS ANAIS DO EVENTO E REFINAMOS 9 TEXTOS: 7 TRABALHOS COMPLETOS E 2 RESUMOS EXPANDIDOS. A PESQUISA FOI DELINEADA A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA, UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EXPLORATÓRIA E COM DADOS ANALISADOS EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. COMO RESULTADOS IDENTIFICAMOS QUE AS PESQUISAS ABORDARAM 3 REGIÕES DO PAÍS (NORTE, NORDESTE E SUDESTE) E QUE CONFLUEM NO SENTIDO DE IDENTIFICAR A NECESSIDADE DE CURSOS QUE ABORDEM DE MÉTODOS E MATERIAIS PAUTADOS NA VISUALIDADE, BEM COMO PROPORCIONEM O ENSINO DE LIBRAS À COMUNIDADE ACADÊMICA. ALÉM DISSO, ORIENTA QUE É PRECISO IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DOS SURDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES AFIRMATIVAS QUE BUSQUEM SUBSIDIÁ-LOS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE ACESSO AOS MATERIAIS E PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES PROMOVIDAS PELA INSTITUIÇÃO.