O PRESENTE ARTIGO DISCUTE QUESTÕES COM O PROPÓSITO DE APRESENTAR NO AMBIENTE ESCOLAR O “ENSINO RELIGIOSO E OS VALORES DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA”, BEM COMO DESENVOLVER NO DIA A DIA DOS ALUNOS ASPECTOS QUE REFLETEM A NECESSIDADE DE MANTER E RESGATAR VALORES INCLUSIVOS COM LUCIDEZ, DE FORMA AUTÔNOMA, EXIGINDO O CULTIVO DA HUMILDADE, RESPEITO E TOLERÂNCIA NA FORMAÇÃO CIDADÃ. PARA TAL, A PROPOSTA DO TRABALHO ACONTECEU POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A NECESSIDADE DE TRABALHAR E REFLETIR SOBRE O REFERIDO TEMA NAS ESCOLAS. O OBJETIVO É VERIFICAR DE QUE FORMA OS MÉTODOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SÃO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DO ENSINO RELIGIOSO EXPONDO A IMPORTÂNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR, NO QUE DIZ RESPEITO A FORMAÇÃO CIDADÃ E CONSTRUÇÃO DE VALORES QUE PERMEIAM O MEIO SOCIAL NA QUAL ESTAMOS INSERIDOS, GARANTIDO ASSIM UMA SOCIEDADE CONSCIENTE E PROVEDORA DE RESPEITO AS DIVERSAS ABORDAGENS RELIGIOSAS, ADVINDAS DE UMA DIVERSIDADE CULTURAL, DE UMA LAICIDADE CENTRADA NA CULTURA E ENSINO. NO DECORRER DO TRABALHO DISCORREU-SE QUESTÕES COMPORTAMENTAIS DE PROFESSOR, ALUNO E SOCIEDADE, FATORES HISTÓRICOS QUE ELUCIDAM O FIRMAMENTO DA TAMANHA DIVERSIDADE, SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA PARA EVOLUÇÃO HUMANA, OS DIREITOS E DEVERES E PRINCIPALMENTE A RESPONSABILIDADE MORAL E ÉTICA DE CADA INDIVÍDUO. CONTUDO, A ANALISE DO TRABALHO PERMITE CONCLUIR QUE OS ALUNOS PRECISAM DA INTERVENÇÃO DE PROFESSORES NA PRÁXIS PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A BAGAGEM E VIVÊNCIAS DE CADA UM, RESPEITANDO A REALIDADE NA QUAL ESTÃO INSERIDOS.