O PRESENTE TEXTO TRATA DE UM FATO CONSTATADO ACERCA DA REALIZAÇÃO DA ANÁLISE FONÉTICA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NA ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE MAUÁ, ESTADO DE SÃO PAULO, INSTITUIÇÃO EM QUE FORAM DESENVOLVIDAS ATIVIDADES COM ALUNOS SURDOS, OS QUAIS ENCONTRAM-SE MATRICULADOS NA SALA DE RECURSOS E NA SALA REGULAR. O TRABALHO FOI REALIZADO DURANTE QUATRO MESES, COM UM ENCONTRO SEMANAL DE 100 MINUTOS, QUE FORAM DEDICADOS AOS PARÂMETROS DA CONFIGURAÇÃO DA MÃO, MOVIMENTO, LOCAÇÃO, ORIENTAÇÃO DAS MÃOS E AS EXPRESSÕES NÃO MANUAIS. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI RECONHECER A FONÉTICA DE L1, E, ESPECIFICADAMENTE, DISCRIMINAR A FORMAÇÃO DO SINAL; ADEMAIS, BUSCOU-SE CONHECER OS PARÂMETROS FONÉTICOS DE L1 E REALIZAR A ANÁLISE FONÉTICA. O PROBLEMA DE PESQUISA FOI: OS ALUNOS SURDOS DA ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE MAUÁ, PROFICIENTES EM LÍNGUA DE SINAIS, CONHECEM A GRAMÁTICA DE LIBRAS? ESTE ESTUDO TEM COMO REFERÊNCIAS OS SEGUINTES AUTORES: QUADROS E KARNOPP (2004), NO TOCANTE À GRAMÁTICA DE LIBRAS, E CHEVALLARD (2005), ALMEIDA (2007) E PERRENOUD (1993) NO QUE CONCERNE À TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. PARA TAL, FOI ORGANIZADA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004). A PESQUISA ABORDADA FOI DE CUNHO QUALITATIVO, E O MÉTODO UTILIZADO FOI O DE ESTUDO DE CASO, DEFINIDO POR GIL (2016). AS ATIVIDADES EFETUADAS ENVOLVERAM OS SINAIS UTILIZADOS PELAS DISCENTES E 5 APOSTILAS PARA QUE FOSSE POSSÍVEL CONHECER OS PARÂMETROS. SEGUNDO APONTA A SONDAGEM, AS ALUNAS DEMONSTRARAM QUE APREENDERAM OS PARÂMETROS FONÉTICOS E RECONHECERAM OS ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. DE ACORDO COM OS RESULTADOS ENCONTRADOS, PODE-SE AFIRMAR QUE OS OBJETIVOS FORAM ATINGIDOS, COMO TAMBÉM FICOU COMPROVADO O DESCONHECIMENTO, POR PARTE DO ALUNADO, ACERCA DA FONÉTICA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.
PALAVRAS-CHAVE: LIBRAS; FONÉTICA; TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA; APRENDIZAGEM, SURDO.