A PESQUISA REALIZADA TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR O CONCEITO SOBRE A DISLEXIA, ANALISAR AS ESPECIFICIDADES DOS ALUNOS E ABORDAR AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS INTERVENTIVAS QUE GARANTAM A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM A DISLEXIA NO ENSINO REGULAR E MOSTRAR A IMPORTÂNCIA QUE A ESCOLA TEM NO ACOLHIMENTO DOS MESMOS COM TRANSTORNOS DE DISLEXIA. CONSIDERARA- SE QUE PARA O TRATAMENTO ADEQUADO EM RELAÇÃO AO TRANSTORNO, É PRIMORDIAL O ENVOLVIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE VÁRIAS ÁREAS, COMO PSICOPEDAGOGOS, FONOAUDIÓLOGOS, OTORRINOS, NEUROLOGISTAS E ETC. O PROFESSOR É UM PROFISSIONAL IMPORTANTE QUE DEVE SER INSERIDO NO DESENVOLVIMENTO DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO, QUE É DE COMPETÊNCIA INDISPENSÁVEL PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DISLEXIA. DESSE MODO ENCAMINHAMOS O TEMA NO SENTIDO DA EDUCAÇÃO, PARTILHAMOS QUE A ESCOLA TEM COMO FUNÇÃO TRABALHAR MÉTODOS QUE CONTRIBUAM NO CRESCIMENTO INTELECTUAL DA CRIANÇA QUE APRESENTA A DISLEXIA. POR ESSA RAZÃO , O PRESENTE TRABALHO ESCRITO, ANALISOU ATRAVÉS DE ESTUDO BIBLIOGRAFICOS INFORMAÇÕES EM RELAÇÃO A DISLEXIA, RESALTANDO A COOPERAÇÃO PARA O CONHECIMENTO DA LINGUA PORTUGUESA E O DESDOBRAMENTO DE ORGANIZAÇÃO ADEQUADAS PARA ATENDER FUTUROS ALUNOS DISLÉXIOS NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, É PRECISO A IMPLANTAÇÃO E EXECUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DIRIGIDO PARA A CONCRETIZAÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA E QUE DISPONIBILIZE RECURSOS ESPECÍFICOS PARA OS PROFESSORES E A COMPROVAÇÃO DE APLICAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS SIGNIFICATIVOS PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. CONSIDERA-SE QUE O PRESENTE ESTUDO ALCANÇOU O SEU OBJETIVO, UMA VEZ QUE OS RELATOS INDICAM PROBLEMAS DETECTADOS PELOS INDIVÍDUOS DISLÉXICOS E COMO LIDAR COM A DISLEXIA.