ESTE ARTIGO BUSCA DESMITIFICAR A LITERATURA DENTRO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE FORMA INCLUSIVA RESSALTANDO OS INCENTIVOS NECESSÁRIOS PARA O PROCESSO EDUCATIVO. PERANTE ESSA PERSPECTIVA, O TRABALHO TEM POR OBJETIVO GERAL, APRESENTAR A LITERATURA INFANTIL COMO FONTE DE CONHECIMENTO NOS ESPAÇÕES ESCOLARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE MANEIRA INCLUSIVA. DENTRO DESSES PRECEITOS EDUCACIONAIS E LITERÁRIOS, O TRABALHO JUSTIFICA-SE PELO FATO DE A LITERATURA SER É UM MEIO DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA O PROCESSO DE ORALIDADE ALÉM DE ANTECEDER E AMPARAR O USO DA LÍNGUA ESCRITA. A ESCRITA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO CONTOU COM A LITERATURA DE ALGUNS AUTORES TAIS COMO: ABRAMOVICH, (1997); ANDRADE, (2010); BRASIL. (1997); COELHO, (2000); COLOMER, (2003); CORSINO, (2010); HUIZINGA, (1988), E DENTRE OUTAS FONTES DE PESQUISA. A PESQUISA CONSTATOU QUE É PRECISO QUE A CRIANÇA SEJA ORIENTADA PELO DOCENTE DE FORMA DINÂMICA NO INTUITO DE A FAZER PESAR PARA QUE SE POSSA TER UMA BASE PARA A APRENDIZAGEM, POIS A LITERATURA É UM RECURSO DIDÁTICO DE GRANDE VALIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE LEITORA DENTRO DOS ESTABELECIMENTOS EDUCACIONAIS DE CARÁTER INFANTIL.