ESTE TRABALHO É UMA BREVE DISCUSSÃO E REFLEXÃO SOBRE COMO O CAPACITISMO APARECE NO ESPAÇO ESCOLAR, ESPECIFICAMENTE, NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, MOSTRANDO ALGUNS VÍEIS CAPACITISTAS QUE SÃO PRATICADOS NA SOCIEDADE, E QUANDO PRATICADO NA
ESCOLA PROVOCA A SEGREGAÇÃO E INTEGRAÇÃO, DISTANCIANDO O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. DESSA FORMA, O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É CONHECER AS BARREIRAS EXCLUDENTES PROVOCADAS PELO CAPACITISMO NO ESPAÇO ESCOLAR, COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DISCUTIR COMO OS DISCURSOS CAPACISTISTAS INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIOEMOCIONAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E ANALISAR AS AÇÕES DE ACESSIBILIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR COMO ESTRATÉGIAS ANTICAPACITISTAS. COMO APORTE TEÓRICO, BASEOU-SE NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, LDB, Nº 9394/96, A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO, LBI, Nº 13.146/2015, COMO TAMBÉM OS ESTUDOS DE GARCIA (2011) E CERTEZA (2019). A METODOLOGIA DO TRABALHO APRESENTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZOU O MÉTODO BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DE UMA BUSCA NO SITE GOOGLE ACADÊMICO, SELECIONOU TRÊS TRABALHOS PARA ANÁLISE. CONSTATOU-SE QUE A PRÁTICA DO CAPACITISMO ASSOCIADO AS BARREIRAS METODOLÓGICAS, INSTRUMENTAIS E COMUNICACIONAIS IMPEDE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA A TER AUTONOMIA.