ESTA PESQUISA TEVE POR ESCOPO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES E USOS DA LITERATURA NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO DO SUJEITO SURDO NA SALA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). APOIOU-SE NO MÉTODO DE COSSON E NO REFERENCIAL TEÓRICO, DE VIGOTSKY E OUTROS TEÓRICOS, NO QUE TANGE AOS ESTUDOS ACERCA DO LETRAMENTO LITERÁRIO, EDUCAÇÃO DE SURDOS E IDENTIDADE. DELIMITOU-SE, COMO PÚBLICO-ALVO, OS QUATRO ESTUDANTES SURDOS, MATRICULADOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL. A METODOLOGIA FOI CONSTRUÍDA SOB UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEADA EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, DIRECIONADAS À REGENTE DA SALA E AOS RESPECTIVOS ESTUDANTES, SOBRE QUESTÕES PERTINENTES À CIRCULAÇÃO DA LITERATURA NO AMBIENTE DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS ESTÁ ALICERÇADA NA ANÁLISE DE CONTEÚDOS PROPOSTA POR BARDIN. A PESQUISA POSSIBILITOU EXPLICITAR UM IMPORTANTE CONHECIMENTO CONSTRUÍDO SOBRE O LETRAMENTO LITERÁRIO APLICADO COM ALUNOS SURDOS, REVELANDO SIMILARMENTE, QUE HÁ UMA LACUNA NESSE PROCESSO, O QUE SURGE COMO RATIFICAÇÃO, PARA QUE SE INSIRA NOS COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO REGULAR, UM ENSINO E APRENDIZAGEM PAUTADO NA AQUISIÇÃO DA LEITURA, INTERAGINDO NATURALMENTE, COM SUA LÍNGUA NATURAL – A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - A L1, E CONCOMITANTEMENTE, COM A ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA – A L2, A PARTIR DAS PRÁTICAS SOCIAIS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE COMPREENSÃO DOS LIMITES E ALCANCES DOS ESTUDANTES COMO LEITORES, A PARTIR DAS SUAS POTENCIALIDADES, QUE FORAM TRABALHADAS NO DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA BÁSICA.