LETRAMENTO LITERÁRIO DE INDIVÍDUOS SURDOS: CONFLITOS E POSSIBILIDADES IDENTITÁRIAS
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81818 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 283 "inscrito_id" => 349 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO DE INDIVÍDUOS SURDOS: CONFLITOS E POSSIBILIDADES IDENTITÁRIAS" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE POR ESCOPO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES E USOS DA LITERATURA NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO DO SUJEITO SURDO NA SALA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). APOIOU-SE NO MÉTODO DE COSSON E NO REFERENCIAL TEÓRICO, DE VIGOTSKY E OUTROS TEÓRICOS, NO QUE TANGE AOS ESTUDOS ACERCA DO LETRAMENTO LITERÁRIO, EDUCAÇÃO DE SURDOS E IDENTIDADE. DELIMITOU-SE, COMO PÚBLICO-ALVO, OS QUATRO ESTUDANTES SURDOS, MATRICULADOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL. A METODOLOGIA FOI CONSTRUÍDA SOB UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEADA EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, DIRECIONADAS À REGENTE DA SALA E AOS RESPECTIVOS ESTUDANTES, SOBRE QUESTÕES PERTINENTES À CIRCULAÇÃO DA LITERATURA NO AMBIENTE DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS ESTÁ ALICERÇADA NA ANÁLISE DE CONTEÚDOS PROPOSTA POR BARDIN. A PESQUISA POSSIBILITOU EXPLICITAR UM IMPORTANTE CONHECIMENTO CONSTRUÍDO SOBRE O LETRAMENTO LITERÁRIO APLICADO COM ALUNOS SURDOS, REVELANDO SIMILARMENTE, QUE HÁ UMA LACUNA NESSE PROCESSO, O QUE SURGE COMO RATIFICAÇÃO, PARA QUE SE INSIRA NOS COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO REGULAR, UM ENSINO E APRENDIZAGEM PAUTADO NA AQUISIÇÃO DA LEITURA, INTERAGINDO NATURALMENTE, COM SUA LÍNGUA NATURAL – A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - A L1, E CONCOMITANTEMENTE, COM A ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA – A L2, A PARTIR DAS PRÁTICAS SOCIAIS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE COMPREENSÃO DOS LIMITES E ALCANCES DOS ESTUDANTES COMO LEITORES, A PARTIR DAS SUAS POTENCIALIDADES, QUE FORAM TRABALHADAS NO DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, LEITURA, EDUCAÇÃO DOS SURDOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA7_ID349_20102021225016.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JÚLIA COSTA CHAVES SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "julia.silva@ifs.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFAL " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81818 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 283 "inscrito_id" => 349 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO DE INDIVÍDUOS SURDOS: CONFLITOS E POSSIBILIDADES IDENTITÁRIAS" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE POR ESCOPO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES E USOS DA LITERATURA NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO DO SUJEITO SURDO NA SALA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). APOIOU-SE NO MÉTODO DE COSSON E NO REFERENCIAL TEÓRICO, DE VIGOTSKY E OUTROS TEÓRICOS, NO QUE TANGE AOS ESTUDOS ACERCA DO LETRAMENTO LITERÁRIO, EDUCAÇÃO DE SURDOS E IDENTIDADE. DELIMITOU-SE, COMO PÚBLICO-ALVO, OS QUATRO ESTUDANTES SURDOS, MATRICULADOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL. A METODOLOGIA FOI CONSTRUÍDA SOB UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEADA EM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, DIRECIONADAS À REGENTE DA SALA E AOS RESPECTIVOS ESTUDANTES, SOBRE QUESTÕES PERTINENTES À CIRCULAÇÃO DA LITERATURA NO AMBIENTE DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS ESTÁ ALICERÇADA NA ANÁLISE DE CONTEÚDOS PROPOSTA POR BARDIN. A PESQUISA POSSIBILITOU EXPLICITAR UM IMPORTANTE CONHECIMENTO CONSTRUÍDO SOBRE O LETRAMENTO LITERÁRIO APLICADO COM ALUNOS SURDOS, REVELANDO SIMILARMENTE, QUE HÁ UMA LACUNA NESSE PROCESSO, O QUE SURGE COMO RATIFICAÇÃO, PARA QUE SE INSIRA NOS COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO REGULAR, UM ENSINO E APRENDIZAGEM PAUTADO NA AQUISIÇÃO DA LEITURA, INTERAGINDO NATURALMENTE, COM SUA LÍNGUA NATURAL – A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - A L1, E CONCOMITANTEMENTE, COM A ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA – A L2, A PARTIR DAS PRÁTICAS SOCIAIS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE COMPREENSÃO DOS LIMITES E ALCANCES DOS ESTUDANTES COMO LEITORES, A PARTIR DAS SUAS POTENCIALIDADES, QUE FORAM TRABALHADAS NO DESENVOLVIMENTO DA SEQUÊNCIA BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação de Surdos" "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, LEITURA, EDUCAÇÃO DOS SURDOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA7_ID349_20102021225016.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JÚLIA COSTA CHAVES SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "julia.silva@ifs.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFAL " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }