A PANDEMIA DA COVID-19 IMPACTOU PROFUNDAMENTE A EDUCAÇÃO MUNDIAL, A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS. A PRESENTE PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA TEM COMO OBJETIVO CARACTERIZAR O ENSINO REMOTO ADOTADO POR ESCOLAS BRASILEIRAS PÚBLICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA, COM VISTAS A AVALIAR A GARANTIA DO DIREITO HUMANO DE ACESSO À EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE, PELOS DISCENTES QUE ESTÃO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS OU DOCUMENTAIS NOS BANCOS DE DADOS DA SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO, PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES E OUTROS PORTAIS DE NOTÍCIAS DE AMPLA CIRCULAÇÃO NOS MESES DE JUNHO A OUTUBRO DE 2021. OS DADOS COLETADOS FORAM ANALISADOS ATRAVÉS DO MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO O QUE POSSIBILITOU TORNAR FALSA A HIPÓTESE LEVANTADA INICIALMENTE: O ENSINO REMOTO ADOTADO PELAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS BRASILEIRAS, NO CONTEXTO DA PANDEMIA, FOI ACESSÍVEL AOS ALUNOS, ESPECIALMENTE AQUELES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. PORTANTO, CONCLUI-SE QUE O ENSINO REMOTO ADOTADO PELAS ESCOLAS BRASILEIRAS FOI EXCLUDENTE E APROFUNDOU AINDA MAIS AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EXISTENTES.