O TRABALHO APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR O CURRÍCULO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. FUNDAMENTADO NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OS AUTORES PESQUISADOS ABORDARAM QUE A NECESSIDADE DE PROPORCIONAR UM ENSINO DE QUALIDADE PARA TODAS AS PESSOAS FAZ COM QUE SE REFLITA SOBRE AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS MATEMÁTICA, DE FORMA A GARANTIR QUALIDADE DE ACESSO À EDUCAÇÃO PARA QUE SE TENHA CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. PENSAR EM CURRÍCULO É PENSAR EM TODAS AS BASES LEGAIS QUE NORMATIZAM ESSE DOCUMENTO, ESTUDAR AS DIRETRIZES VIGENTES NA LEI DE DIRETRIZES E BASES, AS HABILIDADES ESSENCIAIS ORGANIZADAS PELA BNCC E SE APROPRIAR DE TODO O EMBASAMENTO NECESSÁRIO PARA ESTRUTURAR E DIRECIONAR AS ESPECIFICIDADES E NECESSIDADES DE CADA ÂMBITO ESCOLAR E DE CADA ETAPA QUE SE PROPÕE DENTRO DESSE. O CURRÍCULO EM MUITAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO É GUARDADO EM ARQUIVOS, PENSADO APENAS NO MOMENTO DA SUA CRIAÇÃO, ALGO EXTREMAMENTE INADEQUADO, VISTO QUE, ESSE TEM TODO SUPORTE E DIRECIONAMENTO DE AÇÕES INSTITUCIONAIS, LEGAIS E IDEALIZADORAS DE UM SISTEMA DE ENSINO COERENTE PARA A EFETIVAÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR.