A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA (L2), NA FORMA ESCRITA, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA OS SURDOS, COMO FORMA IMPERIOSA DE INSERÇÃO DESTES SUJEITOS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO. DIANTE DE TAL REALIDADE, O PROJETO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO (L2) PARA SURDOS OBJETIVOU IDENTIFICAR O CONHECIMENTO QUE ESTUDANTES SURDOS DO IFPB DETÊM ACERCA DOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA, A PARTIR DAÍ, CONTRIBUIR PARA PRODUÇÕES DE FERRAMENTAS DIGITAIS QUE FACILITEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO L2 PARA SURDOS. NA PRIMEIRA FASE DA PESQUISA, SOLICITAMOS QUE OS ALUNOS COLABORADORES IDENTIFICASSEM OS GÊNEROS EXIBIDOS, PREVIAMENTE, EM LIBRAS, ATRAVÉS DA FERRAMENTA GOOGLE FORMS. DENTRE OS TRÊS GÊNEROS APRESENTADOS - FÁBULA, PIADA E POEMA - A MAIORIA DOS COLABORADORES IDENTIFICOU O GÊNERO FÁBULA, DEMONSTRANDO DIFICULDADES EM RECONHECER OS GÊNEROS PIADA E POESIA. OS DADOS NOS INFEREM QUE A FACILIDADE EM RECONHECER O GÊNERO FÁBULA PODE ESTAR RELACIONADA AO FATO DE SER UM DOS GÊNEROS MAIS PRESENTES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O QUE APRESENTA MAIOR FACILIDADE DE SER REPRESENTADO DE FORMA VISUAL. OS DADOS TAMBÉM MOSTRAM QUE, DENTRE OS TEXTOS EXIBIDOS, OS PARTICIPANTES APRESENTARAM DIFICULDADES EM IDENTIFICAR OS GÊNEROS PIADA E POEMA. TAL DIFICULDADE PODE ESTAR ASSOCIADA À MAIOR COMPLEXIDADE DE SE APRESENTAR OS DOIS GÊNEROS DE FORMA VISUAL, PORQUANTO QUE TÊM HUMOR E AMBIGUIDADE COMO ELEMENTOS CONSTITUTIVOS.