ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELA FAMÍLIA NA INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA/TRANSTORNO PELA PRIMEIRA VEZ NA ESCOLA. MUITO SE TEM DISCUTIDO SOBRE O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCATIVO DE SEUS/SUAS FILHOS/AS COM DEFICIÊNCIA/TRANSTORNO COMO TAMBÉM TEM SE QUESTIONADO O PAPEL DA ESCOLA NO QUE TANGE A ESCOLARIZAÇÃO DOS MESMOS. NESSE CONTEXTO, É NECESSÁRIO EVIDENCIARMOS A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA COMO UM DOS DETERMINANTES PARA O SUCESSO DA INCLUSÃO ESCOLAR DESSAS CRIANÇAS E OS DESAFIOS QUE AMBAS INSTITUIÇÕES ENFRENTAM PARA QUE A INCLUSÃO SEJA ACOLHEDORA E EFETIVA AO AMBIENTE ESCOLAR. ESTE ESTUDO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DE ABORDAGEM DESCRITIVA, TENDO COMO PARTICIPANTES 22 PAIS/RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA/TRANSTORNO PERTENCENTES A ESCOLA DA REDE PÚBLICA E PRIVADA. COMO RESULTADOS EVIDENCIAMOS OS SENTIMENTOS DESCRITOS PELOS PAIS/RESPONSÁVEIS AO INSERIR PELA PRIMEIRA VEZ SUA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, TAIS COMO: INSEGURANÇA E ALEGRIA AO DEIXAR SEU/SUA FILHO/A NA ESCOLA, FALTA DE PREPARO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA, AUSÊNCIA DE BOA ACOLHIDA DA ESCOLA E DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, BEM COMO A PREOCUPAÇÃO DA ACEITAÇÃO E O BEM ESTAR DO/A SEU/SUA FILHO/A COM DEFICIÊNCIA/TRANSTORNO E A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA. CONCLUÍMOS QUE SÃO SIGNIFICATIVOS OS AVANÇOS DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA/TRANSTORNO A PARTIR DA CONVIVÊNCIA ESCOLAR, SENDO ASSIM, RATIFICAMOS A NECESSIDADE DA INCLUSÃO ESCOLAR, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, TENDO COMO ALIADA A PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA.