ESTE ARTIGO ? PARTE DA MINHA DISSERTA??O DE MESTRADO QUE TEVE COMO TEMA A ESCOLARIZA??O DE ALUNOS COM DEFICI?NCIAS, NO ENSINO FUNDAMENTAL I EM QUATRO ESCOLAS DO ENSINO REGULAR DA CIDADE DE UBERL?NDIA ? MG. A PESQUISA TEVE COMO REFERENCIAL TE?RICO, OS AUTORES: MANTOAN (2006), PEREIRA-SILVA E DESSEN (2003), PEREIRA-SILVA (2003), CARVALHO (2000), CESSARIN (1999), MARTINS (2006) E GLAT (2004). ? UMA PESQUISA QUALITATIVA COM ENTREVISTAS DIRECIONADA AOS PAIS DE 4 ALUNOS COM DEFICI?NCIAS, UM DE CADA ESCOLA E TEVE COMO OBJETIVOS: CONHECER E DISCUTIR COMO PAIS E/OU RESPONS?VEIS VEEM O PROCESSO ESCOLAR DE SEUS FILHOS, COMO OS ACOMPANHAM NAS ATIVIDADES ESCOLARES E AS PERSPECTIVAS PARA ELES, DIANTE DA ESCOLARIZA??O. FICOU EVIDENTE QUE A ESCOLARIZA??O DE ALUNOS COM DEFICI?NCIAS, S? SER? PASS?VEL DE AVAN?OS, QUANDO OS PAIS E/OU RESPONS?VEIS TIVEREM PRESENTES NO ACOMPANHAMENTO DOS FILHOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.