O BRASIL APRESENTA UM QUADRO DE DESIGUALDADE LATENTE E DIVERSIDADE SOCIOPOLÍTICA E CULTURAL, QUE DESAFIA A UNIÃO A MERGULHAR PROFUNDAMENTE EM UM NORTE CONSENSUAL DE ESTRATÉGIAS GOVERNAMENTAIS. NO ENTANTO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), APARECE COMO UMA FERRAMENTA NORMATIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL, QUE NORTEIA OS SISTEMAS E REDES DE ENSINO, POR MEIO DE UM PACTO FEDERATIVO, A ORGANIZAR PROPOSTAS PEDAGÓGICAS QUE CONSIDEREM E CONTEMPLEM A MULTIPLICIDADE DE OLHARES SOB A EDUCAÇÃO, SUPERANDO A FRAGMENTAÇÃO DISCIPLINAR E CONSTRUINDO UM CURRÍCULO ESCOLAR QUE PREZE A IGUALDADE, DIVERSIDADE E EQUIDADE DO POVO. NESSE CONTEXTO, REFLETIU-SE O IMPACTO DA BNCC NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO. SENDO ASSIM, UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA PARA ORGANIZAR ESSA INVESTIGAÇÃO, REVISITANDO AUTORES QUE CONSIDERAM A BNCC, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E AS ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO EM SALA DE AULA COMO MOLA DE SUSTENTAÇÃO DE SUAS ANÁLISES. O CENÁRIO APARECE DESAFIANTE, MAS PROMISSOR NO QUE SE REFERE AO PODER DE MOBILIZAÇÃO DO PROFESSOR BRASILEIRO.