O PRESENTE ARTIGO SE INSERE NUMA PERSPECTIVA BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO DESTRONCAMENTO DA LUTA DA COMUNIDADE SURDA AQUI NO BRASIL, NA BUSCA INCESSANTE PELO DIREITO E SEGURIDADE A EDUCAÇÃO. UM DOS PONTOS CHAVES DA PESQUISA É JUSTAMENTE PODER EVIDENCIAR A CONQUISTA PELO RECONHECIMENTO DA LEI DE LIBRAS (2002) QUE VEIO JUNTO TAMBÉM COM O RECONHECIMENTO DA LÍNGUA, COMO A SEGUNDA OFICIAL DE NOSSO PAÍS. APESAR DE UM CAMINHO DE ALTOS E BAIXOS E COM GRANDES PERCALÇOS, A COMUNIDADE SURDA SE UNIU E CONTINUA UNIDADE NA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA, DEMOCRÁTICA E MENOS DESIGUAL E POR ACIMA DE TUDO, INCLUSIVA. PORÉM, PARA ENTENDER A IMPORTÂNCIA DESSAS QUESTÕES, É IMPORTANTE COMPREENDERMOS A HISTÓRIA DOS SURDOS ATÉ OS DIAS DE HOJE E SABER QUE UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DA POPULAÇÃO TARDOU A SER INSERIDA E TER ACESSO À EDUCAÇÃO, SIMPLESMENTE POR POSSUI UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO DIFERENTE. É POR ISSO QUE O TÍTULO DESSE TRABALHO SE ATRELA A UMA LUTA QUE NÃO FOI OUVIDA, MAS VISTAS ATRAVÉS DAS MÃOS A REIVINDICAÇÃO POR UM DIREITO UNIVERSAL E HUMANO, O DIREITO A EDUCAÇÃO.