O PRESENTE ARTIGO BUSCA FAZER UMA AN?LISE TE?RICA SOBRE O ALUNO DEFICIENTE VISUAL NA MODALIDADE DE ENSINO EJA (EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS) DA SUA HIST?RIA, SEU PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA, SEU APRENDIZADO, PARTICULARIDADES E LEIS INCLUSIVAS. O REFERENCIAL TE?RICO SE BASEIA EM PESQUISAS SOBRE A TEM?TICA E AUTORES CITADOS COMO REIS (2010), S? (2007), CAMPOS E SILVA (2007), AMIRALIAN (1997), GOES (1996) E OUTROS. A PESQUISA ? DE NATUREZA QUALITATIVA E RETRATA TAMB?M ALGUMAS LEIS VOLTADAS PARA A EDUCA??O INCLUSIVA, UTILIZADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. A PESQUISA PROCUROU ABORDAR A DEFICI?NCIA VISUAL E UM BREVE HIST?RICO, O ALUNO CEGO NA MODALIDADE DE ENSINO EJA E O SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA UTILIZADO PELO ALUNO DEFICIENTE VISUAL, SISTEMA BRAILLE TRAZENDO EM EVID?NCIA ENT?O QUE O QUE FALTA PARA QUE A REAL INCLUS?O ACONTE?A N?O S?O AS LEIS, NEM OS MECANISMOS UTILIZADOS PARA ENSINAR E TRANSMITIR O CONHECIMENTO AO ALUNO, MAS SIM A SENSIBILIZA??O E O DESENVOLVIMENTO DE HUMANIZA??O EM SALA DE AULA PARA RECEBER O DIFERENTE EM SUAS VIDAS E COTIDIANO COM ACEITA??O E RESPEITO A SUAS PARTICULARIDADES.