A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA
MODALIDADE DE ENSINO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81712 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 744 "titulo" => """ A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA\r\n MODALIDADE DE ENSINO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS """ "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO BUSCA FAZER UMA AN?LISE TE?RICA SOBRE O ALUNO DEFICIENTE VISUAL NA MODALIDADE DE ENSINO EJA (EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS) DA SUA HIST?RIA, SEU PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA, SEU APRENDIZADO, PARTICULARIDADES E LEIS INCLUSIVAS. O REFERENCIAL TE?RICO SE BASEIA EM PESQUISAS SOBRE A TEM?TICA E AUTORES CITADOS COMO REIS (2010), S? (2007), CAMPOS E SILVA (2007), AMIRALIAN (1997), GOES (1996) E OUTROS. A PESQUISA ? DE NATUREZA QUALITATIVA E RETRATA TAMB?M ALGUMAS LEIS VOLTADAS PARA A EDUCA??O INCLUSIVA, UTILIZADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. A PESQUISA PROCUROU ABORDAR A DEFICI?NCIA VISUAL E UM BREVE HIST?RICO, O ALUNO CEGO NA MODALIDADE DE ENSINO EJA E O SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA UTILIZADO PELO ALUNO DEFICIENTE VISUAL, SISTEMA BRAILLE TRAZENDO EM EVID?NCIA ENT?O QUE O QUE FALTA PARA QUE A REAL INCLUS?O ACONTE?A N?O S?O AS LEIS, NEM OS MECANISMOS UTILIZADOS PARA ENSINAR E TRANSMITIR O CONHECIMENTO AO ALUNO, MAS SIM A SENSIBILIZA??O E O DESENVOLVIMENTO DE HUMANIZA??O EM SALA DE AULA PARA RECEBER O DIFERENTE EM SUAS VIDAS E COTIDIANO COM ACEITA??O E RESPEITO A SUAS PARTICULARIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Inclusão" "palavra_chave" => "EJA, DEFICIENTE VISUAL, INCLUSÃO, BRAILLE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA13_ID744_14102021122004.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA BRITO" "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milenaalves41.sophia.l.rs" "autor_ies" => "FACULDADE ALFREDO NASSER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81712 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 744 "titulo" => """ A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA\r\n MODALIDADE DE ENSINO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS """ "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO BUSCA FAZER UMA AN?LISE TE?RICA SOBRE O ALUNO DEFICIENTE VISUAL NA MODALIDADE DE ENSINO EJA (EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS) DA SUA HIST?RIA, SEU PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA, SEU APRENDIZADO, PARTICULARIDADES E LEIS INCLUSIVAS. O REFERENCIAL TE?RICO SE BASEIA EM PESQUISAS SOBRE A TEM?TICA E AUTORES CITADOS COMO REIS (2010), S? (2007), CAMPOS E SILVA (2007), AMIRALIAN (1997), GOES (1996) E OUTROS. A PESQUISA ? DE NATUREZA QUALITATIVA E RETRATA TAMB?M ALGUMAS LEIS VOLTADAS PARA A EDUCA??O INCLUSIVA, UTILIZADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. A PESQUISA PROCUROU ABORDAR A DEFICI?NCIA VISUAL E UM BREVE HIST?RICO, O ALUNO CEGO NA MODALIDADE DE ENSINO EJA E O SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA UTILIZADO PELO ALUNO DEFICIENTE VISUAL, SISTEMA BRAILLE TRAZENDO EM EVID?NCIA ENT?O QUE O QUE FALTA PARA QUE A REAL INCLUS?O ACONTE?A N?O S?O AS LEIS, NEM OS MECANISMOS UTILIZADOS PARA ENSINAR E TRANSMITIR O CONHECIMENTO AO ALUNO, MAS SIM A SENSIBILIZA??O E O DESENVOLVIMENTO DE HUMANIZA??O EM SALA DE AULA PARA RECEBER O DIFERENTE EM SUAS VIDAS E COTIDIANO COM ACEITA??O E RESPEITO A SUAS PARTICULARIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Inclusão" "palavra_chave" => "EJA, DEFICIENTE VISUAL, INCLUSÃO, BRAILLE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA13_ID744_14102021122004.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENA BRITO" "autor_nome_curto" => "MILENA" "autor_email" => "milenaalves41.sophia.l.rs" "autor_ies" => "FACULDADE ALFREDO NASSER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }