ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR AÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR QUE FAVOREÇAM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. PARA ISSO, A PESQUISA PARTE DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL, DE VIGOTSKY (2007; 2003; 1997) NO SENTIDO DE COMPREENDER PROCESSOS INTERRELACIONADOS QUE MODELAM MEDIANTE A INSERÇÃO DA PESSOA EM PRÁTICAS SOCIAIS. ESTE PROJETO ADOTA A METODOLOGIA DA PESQUISA-AÇÃO (GIL, 2008), QUE RECONHECE COMO UM DOS TIPOS DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO QUE VISA UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL SOBRE OS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DA ESCOLA COMUM ATENDIDOS PELO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, ATRAVÉS DE UM PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL PEDAGÓGICO ENTRE OUTROS. O PRINCIPAL RESULTADO DA PESQUISA PRIORIZA QUE OS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL POSSAM SER TRABALHADOS EM PRÁTICAS SOCIAIS QUE FAVOREÇAM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA COMUM E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.