ESTA INVESTIGAÇÃO OBJETIVA ANALISAR COMO VEM SENDO DISCUTIDO EM PRODUÇÕES CIENTIFICAS, ESPECIFICAMENTE DISSERTAÇÕES E TESES A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA. QUESTIONA-SE, O QUE AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS RETRATAM ACERCA DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO? ESTA REFLEXÃO VEM ACONTECENDO NO MEIO ACADÊMICO? TRATA-SE DE DISCUTIR ESSA IMPORTANTE INTERAÇÃO QUE CONTRIBUI DIRETAMENTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR. A METODOLOGIA CONTEMPLA A REVISÃO DE LITERATURA, COM BUSCA NA BASE DE CATÁLOGOS DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES, NO INTUITO DE LOCALIZAR PRODUÇÕES QUE ABORDEM A TEMÁTICA EM QUESTÃO. A ANÁLISE FOI CONDUZIDA COM BASE EM AUTORES QUE DISCUTEM O ASSUNTO E OS RESULTADOS ENCONTRADOS EVIDENCIAM QUE ESSA DISCUSSÃO AINDA SE APRESENTA DE FORMA TÍMIDA, O QUE DEMONSTRA A NECESSIDADE DE A TEMÁTICA SER AMPLAMENTE DISCUTIDA. AS PRODUÇÕES REFERENTES A ESTE OBJETO DE ESTUDO PRECISAM SER IMPULSIONADAS, POIS, A RELAÇÃO DE PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE COM A INCLUSÃO ESCOLAR, SOCIAL E COM O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO DEFICIENTE.