A EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PASSA PELO PROCESSO DE ESTRUTURAÇÃO DESDE O INÍCIO DE SUA VIGÊNCIA, O QUE TORNA RECORRENTE O APONTAMENTO DE DESAFIOS E NECESSIDADES DE REFLEXÃO SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS, CONTEMPLADOS POR ELA. DESSE MODO, O ENSINO VOLTADO AOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, PELAS ESPECIFICIDADES DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS SÃO UM RECORRENTE DESAFIO ÀS METODOLOGIAS INCLUSIVAS. COM EFEITO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO, REFLETIR SOBRE A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE PRIMEIRA LÍNGUA DE ESTUDANTES COM SURDEZ E, OS POSSÍVEIS DESAFIOS QUE ESSE PROCESSO PODE TRAZER À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. DIANTE DISTO O ESTUDO TERÁ SEUS DESDOBRAMENTOS CALÇADOS EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM RECORTE METODOLÓGICO DE ESTUDO DE REVISÃO, ONDE SERÃO DISCUTIDOS A PARTIR DOS DADOS DE UMA PESQUISA EMPÍRICA DESENVOLVIDA JUNTO À FAMÍLIAS OUVINTES QUE TIVERAM FILHOS COM SURDEZ, A FIM DE REFLETIR SOBRE OS LIMITES E DESAFIOS DAS ESTRATÉGIAS E MÉTODOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES COM SURDEZ NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.