Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, AUTISMO, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, Pôster (PO) AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81831
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 8
    "inscrito_id" => 30
    "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)"
    "resumo" => "A PESQUISA TEM O INTUITO DE ANALISAR AS POSSIBILIDADES E LIMITES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO AUTISTA. PARA A ELABORAÇÃO DESSE TRABALHO FOI UTILIZADA A METODOLOGIA QUALITATIVA, NA QUAL DESENVOLVEMOS UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O TEMA, ATRAVÉS DAS LEITURAS SELECIONADAS PELO PESQUISADOR E PELO FICHAMENTOS DOS DOCUMENTOS. A PESQUISA UTILIZOU OS ESTUDOS DE ALVES (2006), SOUZA (2012), SANTOS (2017) E GOMES (2017), ALÉM DO USO DE NORMAS COMO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988), DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA (2001), A LEI N. 12.764 (2012), DECRETO Nº 7.611 (2011) E A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994).  OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO TRABALHO SÃO: ELABORAR UMA BREVE TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NO BRASIL; DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS DO ALUNO COM AUTISMO E POR FIM, IDENTIFICAR AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). COM A PESQUISA ESPERA-SE FAZER UMA REFLEXÃO DE COMO A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, ESTÁ SENDO UTILIZADA NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, AUTISMO, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA6_ID30_26052021233318.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA FERREIRA BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA "
    "autor_email" => "mayra.barreto@outlook.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL VICE GOVERNADOR BENEDITO FIGUEIREDO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81831
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 8
    "inscrito_id" => 30
    "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)"
    "resumo" => "A PESQUISA TEM O INTUITO DE ANALISAR AS POSSIBILIDADES E LIMITES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO AUTISTA. PARA A ELABORAÇÃO DESSE TRABALHO FOI UTILIZADA A METODOLOGIA QUALITATIVA, NA QUAL DESENVOLVEMOS UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O TEMA, ATRAVÉS DAS LEITURAS SELECIONADAS PELO PESQUISADOR E PELO FICHAMENTOS DOS DOCUMENTOS. A PESQUISA UTILIZOU OS ESTUDOS DE ALVES (2006), SOUZA (2012), SANTOS (2017) E GOMES (2017), ALÉM DO USO DE NORMAS COMO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988), DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA (2001), A LEI N. 12.764 (2012), DECRETO Nº 7.611 (2011) E A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994).  OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO TRABALHO SÃO: ELABORAR UMA BREVE TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NO BRASIL; DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS DO ALUNO COM AUTISMO E POR FIM, IDENTIFICAR AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). COM A PESQUISA ESPERA-SE FAZER UMA REFLEXÃO DE COMO A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, ESTÁ SENDO UTILIZADA NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, AUTISMO, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA6_ID30_26052021233318.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA FERREIRA BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA "
    "autor_email" => "mayra.barreto@outlook.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL VICE GOVERNADOR BENEDITO FIGUEIREDO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

A PESQUISA TEM O INTUITO DE ANALISAR AS POSSIBILIDADES E LIMITES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO AUTISTA. PARA A ELABORAÇÃO DESSE TRABALHO FOI UTILIZADA A METODOLOGIA QUALITATIVA, NA QUAL DESENVOLVEMOS UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O TEMA, ATRAVÉS DAS LEITURAS SELECIONADAS PELO PESQUISADOR E PELO FICHAMENTOS DOS DOCUMENTOS. A PESQUISA UTILIZOU OS ESTUDOS DE ALVES (2006), SOUZA (2012), SANTOS (2017) E GOMES (2017), ALÉM DO USO DE NORMAS COMO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988), DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA (2001), A LEI N. 12.764 (2012), DECRETO Nº 7.611 (2011) E A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994). OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO TRABALHO SÃO: ELABORAR UMA BREVE TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NO BRASIL; DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS DO ALUNO COM AUTISMO E POR FIM, IDENTIFICAR AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). COM A PESQUISA ESPERA-SE FAZER UMA REFLEXÃO DE COMO A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, ESTÁ SENDO UTILIZADA NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.