CONTRIBUIÇÕES INICIAIS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO AO CHÃO DA ESCOLA
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81745 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 272 "inscrito_id" => 759 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES INICIAIS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO AO CHÃO DA ESCOLA" "resumo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, TEM-SE TORNADO TEMA RECORRENTE EM DIVERSOS ESTUDOS E ANÁLISES TEÓRICAS NA ATUALIDADE, NOTOU-SE TAMBÉM QUE HÁ UMA INCLINAÇÃO ACENTUADA NO DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NESTE SENTIDO. SENDO ASSIM, PENSANDO NESSE CENÁRIO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A LITERATURA CIENTÍFICA, PARA CONHECER COMO AUTORES DA ÁREA CONSTROEM E ESTABELECEM O DISCURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E REFLETIR SOBRE AS DIFICULDADES NO COTIDIANO ESCOLAR. UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E QUALITATIVO ENTRE JUNHO A OUTUBRO DE 2021. UTILIZANDO OS DESCRITORES: “EDUCAÇÃO”, “EDUCAÇÃO INCLUSIVA “E “FORMAÇÃO DE PROFESSORES”, PESQUISADOS NAS BASES DO GOOGLE ACADÊMICO, SCIELO E EDUCAPES. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTAM QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA AINDA É UM DESAFIO GRANDE NO CONTEXTO DO COTIDIANO ESCOLAR, CONSIDERANDO QUE É PRECISO ESTABELECER RELAÇÕES PARA CRIAR ATENDIMENTOS IGUALITÁRIOS (SKLIAR, 2015). OBSERVOU-SE QUE UMA ESTRATÉGIA NECESSÁRIA E CONSTANTE PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO CONTEXTO ESCOLAR SÃO OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE. CONTUDO, ANALISOU-SE QUE HÁ UM CONSENSO NAS PESQUISAS E DISCUSSÕES ACADÊMICAS QUANTO À REITERADA NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE CONSTANTE E ADEQUADA A ATENDER ÀS DEMANDAS ESPECÍFICAS DOS ALUNOS EM SUAS INTEIRAS DIVERSIDADES (CRUZ, 2007). REITERA-SE QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE O PROFESSOR PARTICIPE (DE MODO CRÍTICO) DE FORMAÇÕES QUE LHES PERMITAM ACOMPANHAR E VIVENCIAR AS TRANSFORMAÇÕES PELAS QUAIS PASSAM A SOCIEDADE (SANTOS, 2019), E COMPREENDER AS CONSTRUÇÕES TEÓRICAS DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO E OS ANSEIOS DO COTIDIANO ESCOLAR (CHÃO DA ESCOLA)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA9_ID759_20102021215703.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO DE OLIVEIRA NEVES" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "eduardoneves2012@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VILA VELHA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81745 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 272 "inscrito_id" => 759 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES INICIAIS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO AO CHÃO DA ESCOLA" "resumo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, TEM-SE TORNADO TEMA RECORRENTE EM DIVERSOS ESTUDOS E ANÁLISES TEÓRICAS NA ATUALIDADE, NOTOU-SE TAMBÉM QUE HÁ UMA INCLINAÇÃO ACENTUADA NO DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NESTE SENTIDO. SENDO ASSIM, PENSANDO NESSE CENÁRIO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A LITERATURA CIENTÍFICA, PARA CONHECER COMO AUTORES DA ÁREA CONSTROEM E ESTABELECEM O DISCURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E REFLETIR SOBRE AS DIFICULDADES NO COTIDIANO ESCOLAR. UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E QUALITATIVO ENTRE JUNHO A OUTUBRO DE 2021. UTILIZANDO OS DESCRITORES: “EDUCAÇÃO”, “EDUCAÇÃO INCLUSIVA “E “FORMAÇÃO DE PROFESSORES”, PESQUISADOS NAS BASES DO GOOGLE ACADÊMICO, SCIELO E EDUCAPES. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTAM QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA AINDA É UM DESAFIO GRANDE NO CONTEXTO DO COTIDIANO ESCOLAR, CONSIDERANDO QUE É PRECISO ESTABELECER RELAÇÕES PARA CRIAR ATENDIMENTOS IGUALITÁRIOS (SKLIAR, 2015). OBSERVOU-SE QUE UMA ESTRATÉGIA NECESSÁRIA E CONSTANTE PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO CONTEXTO ESCOLAR SÃO OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE. CONTUDO, ANALISOU-SE QUE HÁ UM CONSENSO NAS PESQUISAS E DISCUSSÕES ACADÊMICAS QUANTO À REITERADA NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE CONSTANTE E ADEQUADA A ATENDER ÀS DEMANDAS ESPECÍFICAS DOS ALUNOS EM SUAS INTEIRAS DIVERSIDADES (CRUZ, 2007). REITERA-SE QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE O PROFESSOR PARTICIPE (DE MODO CRÍTICO) DE FORMAÇÕES QUE LHES PERMITAM ACOMPANHAR E VIVENCIAR AS TRANSFORMAÇÕES PELAS QUAIS PASSAM A SOCIEDADE (SANTOS, 2019), E COMPREENDER AS CONSTRUÇÕES TEÓRICAS DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO E OS ANSEIOS DO COTIDIANO ESCOLAR (CHÃO DA ESCOLA)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 09: Políticas Educacionais: gestão escolar, formação docente e inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA9_ID759_20102021215703.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO DE OLIVEIRA NEVES" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "eduardoneves2012@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VILA VELHA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }