A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, TEM-SE TORNADO TEMA RECORRENTE EM DIVERSOS ESTUDOS E ANÁLISES TEÓRICAS NA ATUALIDADE, NOTOU-SE TAMBÉM QUE HÁ UMA INCLINAÇÃO ACENTUADA NO DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NESTE SENTIDO. SENDO ASSIM, PENSANDO NESSE CENÁRIO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A LITERATURA CIENTÍFICA, PARA CONHECER COMO AUTORES DA ÁREA CONSTROEM E ESTABELECEM O DISCURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E REFLETIR SOBRE AS DIFICULDADES NO COTIDIANO ESCOLAR. UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E QUALITATIVO ENTRE JUNHO A OUTUBRO DE 2021. UTILIZANDO OS DESCRITORES: “EDUCAÇÃO”, “EDUCAÇÃO INCLUSIVA “E “FORMAÇÃO DE PROFESSORES”, PESQUISADOS NAS BASES DO GOOGLE ACADÊMICO, SCIELO E EDUCAPES. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTAM QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA AINDA É UM DESAFIO GRANDE NO CONTEXTO DO COTIDIANO ESCOLAR, CONSIDERANDO QUE É PRECISO ESTABELECER RELAÇÕES PARA CRIAR ATENDIMENTOS IGUALITÁRIOS (SKLIAR, 2015). OBSERVOU-SE QUE UMA ESTRATÉGIA NECESSÁRIA E CONSTANTE PARA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO CONTEXTO ESCOLAR SÃO OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE. CONTUDO, ANALISOU-SE QUE HÁ UM CONSENSO NAS PESQUISAS E DISCUSSÕES ACADÊMICAS QUANTO À REITERADA NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE CONSTANTE E ADEQUADA A ATENDER ÀS DEMANDAS ESPECÍFICAS DOS ALUNOS EM SUAS INTEIRAS DIVERSIDADES (CRUZ, 2007). REITERA-SE QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE O PROFESSOR PARTICIPE (DE MODO CRÍTICO) DE FORMAÇÕES QUE LHES PERMITAM ACOMPANHAR E VIVENCIAR AS TRANSFORMAÇÕES PELAS QUAIS PASSAM A SOCIEDADE (SANTOS, 2019), E COMPREENDER AS CONSTRUÇÕES TEÓRICAS DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO E OS ANSEIOS DO COTIDIANO ESCOLAR (CHÃO DA ESCOLA).