O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A EMERGÊNCIA DA COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA, A PARTIR DE ATIVIDADE INTITULADA “MEU DIA, MINHAS ATIVIDADES”, DESENVOLVIDA EM UMA CLASSE HOSPITALAR LOCALIZADA EM BELÉM E VINCULADA À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PARÁ. O ESPAÇO INVESTIGADO ATENDE, PRIORITARIAMENTE, A VÍTIMAS DE ACIDENTE COM MOTOR OU EIXOS DE MOTOR DE EMBARCAÇÃO, OCASIONANDO A RETIRADA ABRUPTA PARCIAL OU TOTAL DO COURO CABELUDO. A ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO DIALOGAR SOBRE CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DE MEDIDAS DE TEMPO, RELACIONANDO-AS A ATIVIDADES COTIDIANAS DAS ESTUDANTES EM SUAS LOCALIDADES DE ORIGEM E NO AMBIENTE HOSPITALAR. A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO QUALITATIVA E OS DADOS FORAM ANALISADOS À LUZ DA PERSPECTIVA PARTICIPACIONISTA DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL. PARTICIPARAM DA ATIVIDADE DUAS ALUNAS, DE 10 E 12 ANOS, CURSANDO O 3º E 4º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, RESPECTIVAMENTE. COMPREENDEMOS QUE A METODOLOGIA DIALÓGICA ADOTADA PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE INCENTIVOU O ENGAJAMENTO DAS PARTICIPANTES, POSSIBILITANDO A INDIVIDUALIZAÇÃO DO DISCURSO MATEMÁTICO A PARTIR DO ENFOQUE PARTICIPACIONISTA E LEGITIMANDO A COMUNICAÇÃO DAS ESTUDANTES NAS MODALIDADES ORAL E ESCRITA. POR FIM, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO E SUPORTE INSTITUCIONAL À ATUAÇÃO DE PROFESSORES, ACADÊMICOS E PESQUISADORES EM AMBIENTES TIDOS COMO NÃO-USUAIS PARA A ESCOLARIZAÇÃO FORMAL, DE MODO A GARANTIR QUE O DIREITO FUNDAMENTAL DE ACESSO À EDUCAÇÃO SEJA ASSEGURADO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO DE SAÚDE.