AS AÇÕES DE PREVENÇÃO AO ABUSO DE SUBSTÂNCIAS EVIDENCIAM-NOS UM CENÁRIO MARCADO PELA AMBIVALÊNCIA E PELA DESCONTINUIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS. ENTRE AS ESTRATÉGIAS DE ATENÇÃO A USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, ENCONTRAM-SE AS INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. TAIS INTERVENÇÕES PROCURAM ESTIMULAR A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE OS PROBLEMAS DE SAÚDE DA POPULAÇÃO, A FIM DE PROMOVEREM SOLUÇÕES CRIATIVAS, VALORIZANDO OS SABERES PRÉVIOS DOS SUJEITOS E FORTALECENDO SUA AUTONOMIA. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PREVENÇÃO DO ABUSO DE SUBSTÂNCIAS, TENDO COMO REFERÊNCIA OS PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA LIBERTADORA. ESTE É UM ESTUDO TEÓRICO-FILOSÓFICO, BASEADO EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. BUSCA-SE REFLETIR SOBRE O CUIDADO A USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, VISLUMBRANDO ESTRATÉGIAS QUE ROMPAM COM O FATALISMO E A SEGREGAÇÃO.