EM TEMPOS REMOTOS NOS DEPARAMOS COM UMA INFODEMIA, MATERIAIS PRODUZIDOS, COM IMAGENS INSERIDAS, COM LETRAS UTILIZADAS SEM PENSAR NA ACESSIBILIDADE DO CONTEÚDO PARA TODAS AS PESSOAS E SUAS CONDIÇÕES, ACABAM TORNANDO O MATERIAL INACESSÍVEL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU COM ALGUMA NECESSIDADE ESPECÍFICA. DENTRO DAS DIRETRIZES DE ACESSIBILIDADE, AS PRIMEIRAS AÇÕES, DEPOIS DA INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS AO AVA, FORAM OBSERVADAS QUE SEM A PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS PARA APRENDIZAGEM, RECURSOS COMO DESCRIÇÕES DE TEXTO PARA IMAGENS OU LEGENDAS OCULTAS E TRANSCRIÇÕES DE VÍDEOS, IRIAM PERMANECER INACESSÍVEIS PARA ALGUNS ALUNOS. AÇÕES BÁSICAS, COMO FORNECER CONTRASTE DE COR SUFICIENTE, REDUZEM O ESFORÇO DE ALUNOS PARA PERCEBER AS INFORMAÇÕES TORNAM O APRENDIZADO UMA EXPERIÊNCIA MAIS AGRADÁVEL. DESSE MODO, NOS QUESTIONAMOS: COMO TORNAR O TEXTO LEGÍVEL E ACESSÍVEL PARA TODOS? AS RESPOSTAS VIERAM POR MEIO DO USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA, E FORAM EVIDENCIADAS SOBRETUDO COM O AUMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AO AVA, DE FORMA EFICIENTE, INCLUINDO AS PESSOAS COM TIPOS VARIADOS DE DEFICIÊNCIAS. ASSIM TORNAR O TEXTO LEGÍVEL E ACESSÍVEL É INCLUIR DIGITALMENTE A TODOS. CONCOMITANTE A PRÁTICA DE IDENTIFICAÇÃO E ELABORAÇÃO DE MATERIAL E DOCUMENTOS ACESSÍVEIS DISCUTE–SE AS QUESTÕES QUE DEMANDAM OU SÃO RESULTANTES DA ACESSIBILIDADE ATITUDINAL. ENTENDEMOS QUE COM A PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS ACESSÍVEIS, AUTOMATICAMENTE, TORNANDO-OS LEGÍVEIS PELAS FERRAMENTAS DE APOIO, OS CONTEÚDOS PODEM LIDOS E USADOS POR TODOS E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PODEM LER O CONTEÚDO E TRABALHAR COM OS ARQUIVOS. ESSA É A PERSPECTIVA INCLUSIVA DO TRABALHO.