ESTE TRABALHO ABORDA OS RESULTADOS DE UMA DAS ETAPAS DA PESQUISA DESENVOLVIDA ENTRE 2020/2021, FINANCIADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC/FAPEAM (FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS) ACERCA DOS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, FOCALIZANDO AS EXPERIÊNCIAS DOS FAMILIARES E ESTUDANTES FRENTE AO ENSINO REMOTO, BEM COMO AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PARA ASSEGURAR A CONTINUIDADE DOS ESTUDOS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PARINTINS (AM). AS BASES TEÓRICAS FORAM SACRISTÁN (2013), MACEDO (2007), ALMEIDA (2020), FELDMANN, SENSATO, MARTINS (2020) KIRCHNER (2020), DALBEN (2020), STEIN (2020), PALU, SCHUTZ E MAYER (2020), DENTRE OUTROS. COM ABORDAGEM QUALITATIVA, OS INSTRUMENTOS FORAM QUESTIONÁRIO SEMIABERTO COM 10 (DEZ) FAMÍLIAS SELECIONADAS A PARTIR DE CONTATO COM AS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL E ESTADUAL; E CONVERSAS COM ESTUDANTES DE 1º AO 5º ANOS DAS FAMÍLIAS SELECIONADAS. AS VOZES, SENTIMENTOS E EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES E PAIS QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA EVIDENCIARAM AS ROTINAS ESTRESSANTES E DESAFIADORAS VIVENCIADAS NA PANDEMIA, NO ÂMBITO FAMILIAR.