O PRESENTE ARTIGO POSSUI COMO OBJETO DE ESTUDO AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA INFÂNCIA, PARTINDO DA SEGUINTE QUESTÃO PROBLEMA: COMO ENSINAR AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL? O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É COMPREENDER COMO ACONTECE O ENSINO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO BIBLIOGRÁFICO. PESQUISAS APONTAM QUE A APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ACONTECE DESDE A VIDA INTRAUTERINA E QUE AS RELAÇÕES ENTRE MÃE E BEBÊ OU CUIDADORES DA CRIANÇA TÊM UM REFLEXO IMPORTANTE NA APRENDIZAGEM E APREENSÃO DO MUNDO SOCIAL. NESTE SENTIDO, A FORMA COMO A CRIANÇA É EDUCADA AINDA NA FAMÍLIA, OS VALORES QUE ELA INTERNALIZA, A FORMA COMO É AFETADA, JÁ SINALIZA AS PRIMEIRAS APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS ATRAVESSANDO SINAIS DE CONFIANÇA, AMOR, RESPEITO, ATENÇÃO. A ESCOLA, COMO INSTITUIÇÃO EDUCATIVA PRECISA PLANEJAR UM CURRÍCULO QUE ESTIMULE A APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL, E ESSE CURRÍCULO TEM INÍCIO NA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE DÊ ÊNFASE AO ENSINO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS PRIMEIRO COM A EQUIPE PEDAGÓGICA, EM SEGUIDA QUE PRIORIZE NO PLANEJAMENTO ANUAL, PLANOS DE AULA E PROJETOS DIDÁTICOS, PRÁTICAS DIÁRIAS DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL E QUE INCLUA A FAMÍLIA E COMUNIDADE NESSE PROCESSO.