O PRESENTE TRABALHO PRETENDER FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, DO CURSO DE PEDAGOGIA, DURANTE O PERÍODO LETIVO EXCEPCIONAL (PLE), NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL. ABORDAREMOS O PROGRAMA DE MONITORIA E A PRÁTICA EDUCATIVA, LEVANDO EM CONTA OS DESAFIOS EDUCACIONAIS ADVINDOS DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. O QUADRO QUE SE INSTAUROU TROUXE VÁRIOS DESAFIOS, IMPULSIONANDO-NOS A BUSCAR FORMAS ALTERNATIVAS DE TORNAR AS AULAS ATRATIVAS E PRODUTIVAS. PARA TANTO, DECIDIMOS QUE IRÍAMOS DESENVOLVER ATIVIDADES CULTURAIS NOS INTERVALOS E TÉRMINOS DAS AULAS, POR MEIO DA LEITURA DE POEMAS. ESSA EXPERIENCIA DE MONITORIA FOI VIVENCIADA POR TRÊS MONITORAS, NUMA TURMA DE 4º PERÍODO DO TURNO NOTURNO, AO LONGO DOS MESES DE OUTUBRO DE 2020 A JANEIRO DE 2021, CUJAS AULAS OCORRIAM DE FORMA SÍNCRONA NO GOOGLE MEET E DE FORMA ASSÍNCRONA NO MOODLE. FUNDAMENTAMOS A REALIZAÇÃO DOS MOMENTOS CULTURAIS TOMANDO POR BASE AUTORES QUE DISCUTEM A PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA REMOTA E/OU HÍBRIDA. ASSIM, NOS MOMENTOS SÍNCRONOS, ALÉM DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA, TAMBÉM PASSAMOS A REALIZAR ATIVIDADES CULTURAIS. E COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, CONSTATAMOS UM MAIOR ENVOLVIMENTO DA TURMA COM A DISCIPLINA, CONSIDERANDO O CONTEXTO DE AULAS ON-LINE; A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA LEITURA E REFLEXÃO DOS POEMAS LIDOS RELACIONANDO-OS COM O ATUAL CENÁRIO DA PANDEMIA, ALÉM DE UMA MAIOR ATENÇÃO AOS CONTEÚDOS PROTOTÍPICOS DA DISCIPLINA.