O PRESENTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR OS ASPECTOS POSITIVOS DAS EXPEDIÇÕES PEDAGÓGICAS COM ESTUDANTES DO 5º DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA, O COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CAP-UERJ). AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS RELATADAS NA PESQUISA SE REFEREM AO ANO LETIVO DE 2020, QUANDO EXPERIMENTÁVAMOS O ENSINO REMOTO COM CRIANÇAS DA ESCOLA BÁSICA E PRECISÁVAMOS ADAPTAR O TRABALHO DE CAMPO, REALIZADO NO ENSINO PRESENCIAL. APRESENTAREMOS AS ESTRATÉGIAS E POSSIBILIDADES QUE ENCONTRAMOS PARA SAIRMOS DOS LIMITES DA ESCOLA E DAS CASAS ATRAVÉS DAS TELAS E SEUS RESULTADOS. NO CAP-UERJ ESTAMOS CONSTANTEMENTE BUSCANDO A FORMAÇÃO DE ALUNOS PESQUISADORES, QUE PARTICIPEM DA ATIVIDADE DE CAMPO, SENDO MOTIVADOS E ESTIMULADOS A PENSAR CRITICAMENTE. DESSA FORMA, CONFRONTAM INFORMAÇÕES ASSOCIANDO A AULA TEÓRICA AO MOMENTO VIVIDO/VIVENCIADO, À PRÁTICA. ESSE ESTÍMULO POSSIBILITA AO EDUCANDO UM MOTIVO MAIOR DE APRENDER E DE FORMAR CONHECIMENTO PELO DESAFIO DO PENSAR CRÍTICO.