A PRESENTE PESQUISA DISCUTE AS DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR A MÚSICA COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DESCREVENDO A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS, DESTACANDO AS DIVERSAS FORMAS EM QUE A APRENDIZAGEM OCORRE A PARTIR DA MUSICALIZAÇÃO, REFLETINDO ACERCA DA RELEVÂNCIA DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA TAL REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA APOIADA NO APORTE TEÓRICO BRITO(2003), DEL-BEM(2009), NOGUEIRA(2004), MINAYO(2007), ALÉM DAS NORMAS LEGAIS QUE ABORDAM A REFERIDA TEMÁTICA. A EDUCAÇÃO INFANTIL É UMA ETAPA MUITO IMPORTANTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, POIS ATRIBUI-SE A ELA UMA GRANDE RELEVÂNCIA, ONDE AS CRIANÇAS DEVEM SER MUITO BEM ASSISTIDAS QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DE APTIDÕES DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO TRANSCORRER DE SUAS VIDAS, NA QUAL A MÚSICA FAVORECE O DESENVOLVER DESSAS APTIDÕES. COMO RESULTADOS OBSERVOU-SE QUE A MÚSICA CONFIGURA-SE COMO UMA LINGUAGEM UNIVERSAL PRESENTE NO COTIDIANO DOS SERES HUMANOS DESDE A ANTIGUIDADE, QUE VEM GANHANDO ESPAÇO NO CAMPO EDUCACIONAL, SENDO UTILIZADA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO INTUITO DE PROMOVER O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, FAVORECENDO O DESENVOLVIMENTO DOS ASPECTOS FÍSICOS, MOTORES, COGNITIVOS E EMOCIONAIS.