DENTRE OS FATORES RELACIONADOS À ADAPTAÇÃO DO ESTUDANTE AO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO, A RELAÇÃO ESTABELECIDA COM OS PROFESSORES SE CONSTITUI EM UM ASPECTO IMPORTANTE, POIS APRESENTA IMPACTO SOBRE O DESENVOLVIMENTO PESSOAL DOS ESTUDANTES, BEM COMO NA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. A BOA RELAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS PODE ESTAR ATRELADA A UM BOM CLIMA EM SALA DE AULA, COM ESPAÇO PARA COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES, EXPOSIÇÃO DE QUESTIONAMENTOS, OPINIÕES, EM COLABORAÇÃO E RESPEITO MÚTUO. ESTE ESTUDO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA QUANTI-QUALITATIVA QUE TEVE COMO SUJEITOS VINTE DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BAIANA, OS QUAIS RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO ONLINE, CONTENDO QUESTÕES REFERENTES A ASPECTOS QUE ENVOLVEM A RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE ELES E SEUS PROFESSORES. OS PARTICIPANTES EVIDENCIARAM QUE DESEJAM ENCONTRAR NOS DOCENTES UM APOIO DIANTE DAS SUAS DIFICULDADES, E QUE ESTAS SEJAM CONSIDERADAS NO PLANEJAMENTO DE ENSINO. APESAR DE HAVER UM DISTANCIAMENTO, A MAIORIA DOS UNIVERSITÁRIOS AFIRMAM QUE HÁ UMA BOA RELAÇÃO COM OS PROFESSORES. SÃO ADMIRADAS AS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS DOS DOCENTES COMPREENSIVOS, QUE DEMONSTRAM PREOCUPAÇÃO COM A APRENDIZAGEM E EMPATIA. CONTUDO, ATITUDES AUTORITÁRIAS, INCOMPREENSÃO E INFLEXIBILIDADE SÃO REPROVADAS PELOS GRADUANDOS, CORROBORANDO COM DIVERSOS ESTUDOS QUE ABORDAM A RELEVÂNCIA DA DIMENSÃO AFETIVA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, REFORÇANDO A NECESSIDADE DE AUTORREFLEXÃO E QUE SEJAM REPENSADAS DETERMINADAS PRÁTICAS, NO SENTIDO DE PROPORCIONAR UM CONTEXTO DE EMPATIA, DIÁLOGO E ESCUTA ATIVA COM ATENÇÃO ÀS DIFICULDADES DISCENTES, COM MELHOR INTERAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS.