ESTA PESQUISA APRESENTA UM ESTUDO QUALITATIVO, DESENVOLVIDO EM UMA TURMA DE ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, DA ÁREA DE INFORMÁTICA, OBJETIVANDO EXPLORAR AS POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PARA TANTO, UTILIZOU-SE O APLICATIVO GOOGLE FORMS COMO INTERFACE PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO NA DISCIPLINA DE REDES DE COMPUTADORES. A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA FOI ARTICULADA COM A APRENDIZAGEM ATIVA PARA EVIDENCIAR OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO EM UMA TURMA COM 12 ALUNOS, O QUAL FORA EXTRAÍDO DE UM SITE COM CONTEÚDO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA. MAPAS CONCEITUAIS FORAM UTILIZADOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA VERIFICAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DURANTE O DECURSO DA PESQUISA, PROPICIANDO A ANÁLISE DOS SUBSUNÇORES ORGANIZADOS PELOS ALUNOS DURANTE A ELABORAÇÃO DAS RESPOSTAS. A ANÁLISE DOS SUBSUNÇORES APONTOU BONS RESULTADOS QUANTO À UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ESTIMULANDO OS PESQUISADORES A NOVOS ESTUDOS.