Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GOOGLE FORMS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM ATIVA – UMA APLICAÇÃO COM MAPAS CONCEITUAIS

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APRENDIZAGEM ATIVA, MAPAS CONCEITUAIS, GOOGLE FORMS, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81500
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2878
    "inscrito_id" => 9224
    "titulo" => "O GOOGLE FORMS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM ATIVA – UMA APLICAÇÃO COM MAPAS CONCEITUAIS"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA APRESENTA UM ESTUDO QUALITATIVO, DESENVOLVIDO EM UMA TURMA DE ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, DA ÁREA DE INFORMÁTICA, OBJETIVANDO EXPLORAR AS POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PARA TANTO, UTILIZOU-SE O APLICATIVO GOOGLE FORMS COMO INTERFACE PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO NA DISCIPLINA DE REDES DE COMPUTADORES.  A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA FOI ARTICULADA COM A APRENDIZAGEM ATIVA PARA EVIDENCIAR OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO EM UMA TURMA COM 12 ALUNOS, O QUAL FORA EXTRAÍDO DE UM SITE COM CONTEÚDO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA. MAPAS CONCEITUAIS FORAM UTILIZADOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA VERIFICAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DURANTE O DECURSO DA PESQUISA, PROPICIANDO A ANÁLISE DOS SUBSUNÇORES ORGANIZADOS PELOS ALUNOS DURANTE A ELABORAÇÃO DAS RESPOSTAS. A ANÁLISE DOS SUBSUNÇORES APONTOU BONS RESULTADOS QUANTO À UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ESTIMULANDO OS PESQUISADORES A NOVOS ESTUDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APRENDIZAGEM ATIVA, MAPAS CONCEITUAIS, GOOGLE FORMS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID9224_05112021104138.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SERGIO DA COSTA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "SERGIO DA COSTA NUNES"
    "autor_email" => "sergio.dacostanunes@gmail"
    "autor_ies" => "ULBRA-RS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81500
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2878
    "inscrito_id" => 9224
    "titulo" => "O GOOGLE FORMS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM ATIVA – UMA APLICAÇÃO COM MAPAS CONCEITUAIS"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA APRESENTA UM ESTUDO QUALITATIVO, DESENVOLVIDO EM UMA TURMA DE ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, DA ÁREA DE INFORMÁTICA, OBJETIVANDO EXPLORAR AS POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PARA TANTO, UTILIZOU-SE O APLICATIVO GOOGLE FORMS COMO INTERFACE PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO NA DISCIPLINA DE REDES DE COMPUTADORES.  A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA FOI ARTICULADA COM A APRENDIZAGEM ATIVA PARA EVIDENCIAR OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO EM UMA TURMA COM 12 ALUNOS, O QUAL FORA EXTRAÍDO DE UM SITE COM CONTEÚDO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA. MAPAS CONCEITUAIS FORAM UTILIZADOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA VERIFICAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DURANTE O DECURSO DA PESQUISA, PROPICIANDO A ANÁLISE DOS SUBSUNÇORES ORGANIZADOS PELOS ALUNOS DURANTE A ELABORAÇÃO DAS RESPOSTAS. A ANÁLISE DOS SUBSUNÇORES APONTOU BONS RESULTADOS QUANTO À UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ESTIMULANDO OS PESQUISADORES A NOVOS ESTUDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APRENDIZAGEM ATIVA, MAPAS CONCEITUAIS, GOOGLE FORMS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID9224_05112021104138.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SERGIO DA COSTA NUNES"
    "autor_nome_curto" => "SERGIO DA COSTA NUNES"
    "autor_email" => "sergio.dacostanunes@gmail"
    "autor_ies" => "ULBRA-RS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTA PESQUISA APRESENTA UM ESTUDO QUALITATIVO, DESENVOLVIDO EM UMA TURMA DE ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, DA ÁREA DE INFORMÁTICA, OBJETIVANDO EXPLORAR AS POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PARA TANTO, UTILIZOU-SE O APLICATIVO GOOGLE FORMS COMO INTERFACE PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO NA DISCIPLINA DE REDES DE COMPUTADORES. A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA FOI ARTICULADA COM A APRENDIZAGEM ATIVA PARA EVIDENCIAR OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO EM UMA TURMA COM 12 ALUNOS, O QUAL FORA EXTRAÍDO DE UM SITE COM CONTEÚDO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA. MAPAS CONCEITUAIS FORAM UTILIZADOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA VERIFICAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DURANTE O DECURSO DA PESQUISA, PROPICIANDO A ANÁLISE DOS SUBSUNÇORES ORGANIZADOS PELOS ALUNOS DURANTE A ELABORAÇÃO DAS RESPOSTAS. A ANÁLISE DOS SUBSUNÇORES APONTOU BONS RESULTADOS QUANTO À UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ESTIMULANDO OS PESQUISADORES A NOVOS ESTUDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.