ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PRÁTICA DE CAMPO ANTES DA PANDEMIA, ONDE FICOU VISÍVEL OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES DAS ESCOLAS DO CAMPO EM ESPECIAL NA ÁREA DE VÁRZEA, POR MEIO DE ALGUNS DIÁLOGOS INFORMAIS E OBSERVAÇÕES, CONSEGUIMOS FAZER POSSÍVEIS REFLEXÕES ACERCA DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES E PROFESSORES QUE NOS POSSIBILITOU TER UM OLHAR MAIS APROFUNDADO DA REALIDADE DAS ESCOLAS DO CAMPO, AS TURMAS ESCOLHIDAS PARA ESSAS CONVERSAS FORAM DE 8º E 9º ANO COM ESTUDANTES DA FAIXA ETÁRIA DE 14 A 15 ANOS DE IDADE, DIALOGAMOS COM O CORPO DOCENTE E DISCENTE DA ESCOLA, ASSIM COMO PERCEBEMOS A CONTRIBUIÇÃO DOS COLABORADORES DA COMUNIDADE QUE SÃO OS PAIS E PESSOAS QUE MORAM PRÓXIMO DA ESCOLA QUE APOIAM E AJUDAM NA ESCOLA, ISSO ANTES DO PERÍODO DE PANDEMIA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A RODA DE CONVERSA, OBSERVAÇÃO LIVRE E PARTICIPANTE, REGISTROS FOTOGRÁFICOS. NO DECORRER DA INVESTIGAÇÃO RESOLVERMOS OPTAR POR UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM O PROCEDIMENTO FENOMENOLÓGICO QUE NOS PROPORCIONOU O CONTATO DIRETO COM O OBJETO DE ESTUDO, EMBASADO EM APPLE (2006), OLIVEIRA (2001), KRONBAUER (2011) ENTRE OUTROS. CONCLUÍMOS QUE OS SUJEITOS TEM MUITOS SONHOS, CAPACIDADES E HABILIDADES QUE SE MANIFESTAM IMPLICITAMENTE NO SEU DIA A DIA COMO FOI OBSERVADO POR MEIO DO DIÁLOGO REALIZADO, POIS SABEMOS QUE O CAMINHO PERCORRIDO NOS LEVA A UMA REFLEXÃO PARA VIVERMOS MELHOR EM UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E DEMOCRÁTICA. PORÉM A PANDEMIA FOI ALGO IMPREVISÍVEL NA QUAL PENSÁVAMOS QUE NOSSA REGIÃO NÃO SERIA ATINGIDA DEVIDO TER UMA TEMPERATURA DE CALOR FREQUENTE.