Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SÍNCRONO POR MEIO DA ABORDAGEM DO DESIGN THINKING

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, DESIGN THINKING, ENSINO SÍNCRONO, DINÂMICAS, PROCESSO DE APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80904
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1937
    "inscrito_id" => 8379
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SÍNCRONO POR MEIO DA ABORDAGEM DO DESIGN THINKING"
    "resumo" => "ABORDAGENS E MÉTODOS DIFERENCIADOS DE ENSINO INCENTIVAM A PARTICIPAÇÃO MAIS ATIVA DOS ALUNOS, COLOCANDO-OS NO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMO É O CASO DAS METODOLOGIAS ATIVAS. SIMILARMENTE, O DESIGN THINKING COLOCA NO CENTRO DOS SEUS PROCESSOS O SER HUMANO. ESTE ARTIGO APRESENTA UM EXPERIMENTO DIDÁTICO COM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO QUE BUSCOU COMPREENDER O PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO SÍNCRONA ATRAVÉS DO APRENDER FAZENDO (LEARNING BY DOING). LOGO, DEMONSTRA UMA POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER AULAS MAIS PARTICIPATIVAS, COLOCANDO OS ESTUDANTES COMO SUJEITOS ATIVOS NO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS INDICAM QUE O EMPREGO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM CONJUNTO COM O DESIGN THINKING E O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NAS AULAS SÍNCRONAS APRIMORA O DESEMPENHO DO ALUNO, SUA MOTIVAÇÃO, ENGAJAMENTO E PARTICIPAÇÃO. O EXPERIMENTO TEVE O MAPEAMENTO DAS DIFICULDADES DOS ACADÊMICOS DURANTE O PROCESSO, A FIM DE TRAÇAR DIRETRIZES PARA MELHORIAS E DIMINUIR AS POSSÍVEIS RESISTÊNCIAS RECAÍDAS SOBRE OS USUÁRIOS DO ENSINO SÍNCRONO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, DESIGN THINKING, ENSINO SÍNCRONO, DINÂMICAS, PROCESSO DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID8379_23112021155855.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA TURAZZI LUCIANO"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA TURAZZI LUCIANO"
    "autor_email" => "patriciaturazzi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80904
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1937
    "inscrito_id" => 8379
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SÍNCRONO POR MEIO DA ABORDAGEM DO DESIGN THINKING"
    "resumo" => "ABORDAGENS E MÉTODOS DIFERENCIADOS DE ENSINO INCENTIVAM A PARTICIPAÇÃO MAIS ATIVA DOS ALUNOS, COLOCANDO-OS NO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMO É O CASO DAS METODOLOGIAS ATIVAS. SIMILARMENTE, O DESIGN THINKING COLOCA NO CENTRO DOS SEUS PROCESSOS O SER HUMANO. ESTE ARTIGO APRESENTA UM EXPERIMENTO DIDÁTICO COM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO QUE BUSCOU COMPREENDER O PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO SÍNCRONA ATRAVÉS DO APRENDER FAZENDO (LEARNING BY DOING). LOGO, DEMONSTRA UMA POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER AULAS MAIS PARTICIPATIVAS, COLOCANDO OS ESTUDANTES COMO SUJEITOS ATIVOS NO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS INDICAM QUE O EMPREGO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM CONJUNTO COM O DESIGN THINKING E O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NAS AULAS SÍNCRONAS APRIMORA O DESEMPENHO DO ALUNO, SUA MOTIVAÇÃO, ENGAJAMENTO E PARTICIPAÇÃO. O EXPERIMENTO TEVE O MAPEAMENTO DAS DIFICULDADES DOS ACADÊMICOS DURANTE O PROCESSO, A FIM DE TRAÇAR DIRETRIZES PARA MELHORIAS E DIMINUIR AS POSSÍVEIS RESISTÊNCIAS RECAÍDAS SOBRE OS USUÁRIOS DO ENSINO SÍNCRONO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, DESIGN THINKING, ENSINO SÍNCRONO, DINÂMICAS, PROCESSO DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID8379_23112021155855.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA TURAZZI LUCIANO"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA TURAZZI LUCIANO"
    "autor_email" => "patriciaturazzi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ABORDAGENS E MÉTODOS DIFERENCIADOS DE ENSINO INCENTIVAM A PARTICIPAÇÃO MAIS ATIVA DOS ALUNOS, COLOCANDO-OS NO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMO É O CASO DAS METODOLOGIAS ATIVAS. SIMILARMENTE, O DESIGN THINKING COLOCA NO CENTRO DOS SEUS PROCESSOS O SER HUMANO. ESTE ARTIGO APRESENTA UM EXPERIMENTO DIDÁTICO COM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO QUE BUSCOU COMPREENDER O PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO SÍNCRONA ATRAVÉS DO APRENDER FAZENDO (LEARNING BY DOING). LOGO, DEMONSTRA UMA POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER AULAS MAIS PARTICIPATIVAS, COLOCANDO OS ESTUDANTES COMO SUJEITOS ATIVOS NO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS INDICAM QUE O EMPREGO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM CONJUNTO COM O DESIGN THINKING E O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NAS AULAS SÍNCRONAS APRIMORA O DESEMPENHO DO ALUNO, SUA MOTIVAÇÃO, ENGAJAMENTO E PARTICIPAÇÃO. O EXPERIMENTO TEVE O MAPEAMENTO DAS DIFICULDADES DOS ACADÊMICOS DURANTE O PROCESSO, A FIM DE TRAÇAR DIRETRIZES PARA MELHORIAS E DIMINUIR AS POSSÍVEIS RESISTÊNCIAS RECAÍDAS SOBRE OS USUÁRIOS DO ENSINO SÍNCRONO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.