ABORDAGENS E MÉTODOS DIFERENCIADOS DE ENSINO INCENTIVAM A PARTICIPAÇÃO MAIS ATIVA DOS ALUNOS, COLOCANDO-OS NO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMO É O CASO DAS METODOLOGIAS ATIVAS. SIMILARMENTE, O DESIGN THINKING COLOCA NO CENTRO DOS SEUS PROCESSOS O SER HUMANO. ESTE ARTIGO APRESENTA UM EXPERIMENTO DIDÁTICO COM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO QUE BUSCOU COMPREENDER O PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO SÍNCRONA ATRAVÉS DO APRENDER FAZENDO (LEARNING BY DOING). LOGO, DEMONSTRA UMA POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER AULAS MAIS PARTICIPATIVAS, COLOCANDO OS ESTUDANTES COMO SUJEITOS ATIVOS NO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS INDICAM QUE O EMPREGO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM CONJUNTO COM O DESIGN THINKING E O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NAS AULAS SÍNCRONAS APRIMORA O DESEMPENHO DO ALUNO, SUA MOTIVAÇÃO, ENGAJAMENTO E PARTICIPAÇÃO. O EXPERIMENTO TEVE O MAPEAMENTO DAS DIFICULDADES DOS ACADÊMICOS DURANTE O PROCESSO, A FIM DE TRAÇAR DIRETRIZES PARA MELHORIAS E DIMINUIR AS POSSÍVEIS RESISTÊNCIAS RECAÍDAS SOBRE OS USUÁRIOS DO ENSINO SÍNCRONO.