Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO NA SALA DE AULA NO WHATSAPP: (RE)DESENHO DA PRÁTICA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, ENSINO REMOTO, PRÁTICAS CURRICULARES, , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80425 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1296 "inscrito_id" => 4930 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO NA SALA DE AULA NO WHATSAPP: (RE)DESENHO DA PRÁTICA" "resumo" => "ESTE RESUMO EXPANDIDO TEVE POR FOCO A ANÁLISE DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO ADAPTADAS A MODALIDADE DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, EM RAZÃO DO CENÁRIO PANDÊMICO COM A PROLIFERAÇÃO DA COVID-19, QUE EXIGE MEDIDAS RESTRITIVAS PARA O CONTINGENCIAMENTO DO VÍRUS, COM AS ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) QUE PREVÊ O DISTANCIAMENTO/ISOLAMENTO SOCIAL. A PESQUISA ORIENTOU-SE PELA PROBLEMATIZAÇÃO: QUAIS AS ALTERNATIVAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM NAS PLATAFORMAS DIGITAIS DE ERE EM AULAS NO WHATSAPP? A INVESTIGAÇÃO BASEOU-SE NOS POSTULADOS DOS AUTORES QUE ABORDAM A ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DIGITAL (SOARES 2002); O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (BRASIL, 2017) NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (SANTOS, 2021). A INVESTIGAÇÃO DE NATUREZA QUALITATIVA (YIN, 2016), DO TIPO ESTUDO DE CASO (YIN, 2015), DEFINIU POR LOCUS DE PESQUISA UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ-ALAGOAS. PARA A COLETA DE DADOS EMPÍRICOS, OBSERVOU-SE AS PRÁTICAS CURRICULARES DE UMA PROFESSORA-ALFABETIZADORA POR MEIO DA IMERSÃO EM UM APLICATIVO DIGITAL UTILIZADO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A PROFESSORA-ALFABETIZADORA UTILIZA COMO BASE NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO NO ERE EM AULA NO WHATSAPP O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, E ATIVIDADES PARALELAS COMPLEMENTARES AO TRABALHO COM O LIVRO DIDÁTICO. COM RELAÇÃO AO (RE)DESENHO DE PRÁTICAS, A PROFESSORA UTILIZA VÍDEOS, ÁUDIOS, MATERIAIS DIGITALIZADOS E FOTOGRAFIAS, PARA MEDIAR AS APRENDIZAGENS.ESTE RESUMO EXPANDIDO TEVE POR FOCO A ANÁLISE DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO ADAPTADAS A MODALIDADE DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, EM RAZÃO DO CENÁRI" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, ENSINO REMOTO, PRÁTICAS CURRICULARES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA108_ID3030_20072021085604.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA LOYSE DA SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "AMANDA LOYSE" "autor_email" => "amanda.alves@cedu.ufal.br" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80425 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1296 "inscrito_id" => 4930 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO NA SALA DE AULA NO WHATSAPP: (RE)DESENHO DA PRÁTICA" "resumo" => "ESTE RESUMO EXPANDIDO TEVE POR FOCO A ANÁLISE DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO ADAPTADAS A MODALIDADE DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, EM RAZÃO DO CENÁRIO PANDÊMICO COM A PROLIFERAÇÃO DA COVID-19, QUE EXIGE MEDIDAS RESTRITIVAS PARA O CONTINGENCIAMENTO DO VÍRUS, COM AS ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) QUE PREVÊ O DISTANCIAMENTO/ISOLAMENTO SOCIAL. A PESQUISA ORIENTOU-SE PELA PROBLEMATIZAÇÃO: QUAIS AS ALTERNATIVAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM NAS PLATAFORMAS DIGITAIS DE ERE EM AULAS NO WHATSAPP? A INVESTIGAÇÃO BASEOU-SE NOS POSTULADOS DOS AUTORES QUE ABORDAM A ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DIGITAL (SOARES 2002); O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (BRASIL, 2017) NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (SANTOS, 2021). A INVESTIGAÇÃO DE NATUREZA QUALITATIVA (YIN, 2016), DO TIPO ESTUDO DE CASO (YIN, 2015), DEFINIU POR LOCUS DE PESQUISA UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ-ALAGOAS. PARA A COLETA DE DADOS EMPÍRICOS, OBSERVOU-SE AS PRÁTICAS CURRICULARES DE UMA PROFESSORA-ALFABETIZADORA POR MEIO DA IMERSÃO EM UM APLICATIVO DIGITAL UTILIZADO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A PROFESSORA-ALFABETIZADORA UTILIZA COMO BASE NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO NO ERE EM AULA NO WHATSAPP O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, E ATIVIDADES PARALELAS COMPLEMENTARES AO TRABALHO COM O LIVRO DIDÁTICO. COM RELAÇÃO AO (RE)DESENHO DE PRÁTICAS, A PROFESSORA UTILIZA VÍDEOS, ÁUDIOS, MATERIAIS DIGITALIZADOS E FOTOGRAFIAS, PARA MEDIAR AS APRENDIZAGENS.ESTE RESUMO EXPANDIDO TEVE POR FOCO A ANÁLISE DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO ADAPTADAS A MODALIDADE DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, EM RAZÃO DO CENÁRI" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, ENSINO REMOTO, PRÁTICAS CURRICULARES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA108_ID3030_20072021085604.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA LOYSE DA SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "AMANDA LOYSE" "autor_email" => "amanda.alves@cedu.ufal.br" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE RESUMO EXPANDIDO TEVE POR FOCO A ANÁLISE DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO ADAPTADAS A MODALIDADE DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, EM RAZÃO DO CENÁRIO PANDÊMICO COM A PROLIFERAÇÃO DA COVID-19, QUE EXIGE MEDIDAS RESTRITIVAS PARA O CONTINGENCIAMENTO DO VÍRUS, COM AS ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) QUE PREVÊ O DISTANCIAMENTO/ISOLAMENTO SOCIAL. A PESQUISA ORIENTOU-SE PELA PROBLEMATIZAÇÃO: QUAIS AS ALTERNATIVAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM NAS PLATAFORMAS DIGITAIS DE ERE EM AULAS NO WHATSAPP? A INVESTIGAÇÃO BASEOU-SE NOS POSTULADOS DOS AUTORES QUE ABORDAM A ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DIGITAL (SOARES 2002); O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (BRASIL, 2017) NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (SANTOS, 2021). A INVESTIGAÇÃO DE NATUREZA QUALITATIVA (YIN, 2016), DO TIPO ESTUDO DE CASO (YIN, 2015), DEFINIU POR LOCUS DE PESQUISA UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ-ALAGOAS. PARA A COLETA DE DADOS EMPÍRICOS, OBSERVOU-SE AS PRÁTICAS CURRICULARES DE UMA PROFESSORA-ALFABETIZADORA POR MEIO DA IMERSÃO EM UM APLICATIVO DIGITAL UTILIZADO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A PROFESSORA-ALFABETIZADORA UTILIZA COMO BASE NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO NO ERE EM AULA NO WHATSAPP O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, E ATIVIDADES PARALELAS COMPLEMENTARES AO TRABALHO COM O LIVRO DIDÁTICO. COM RELAÇÃO AO (RE)DESENHO DE PRÁTICAS, A PROFESSORA UTILIZA VÍDEOS, ÁUDIOS, MATERIAIS DIGITALIZADOS E FOTOGRAFIAS, PARA MEDIAR AS APRENDIZAGENS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.