ESTE RESUMO EXPANDIDO TEVE POR FOCO A ANÁLISE DAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO ADAPTADAS A MODALIDADE DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, EM RAZÃO DO CENÁRIO PANDÊMICO COM A PROLIFERAÇÃO DA COVID-19, QUE EXIGE MEDIDAS RESTRITIVAS PARA O CONTINGENCIAMENTO DO VÍRUS, COM AS ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) QUE PREVÊ O DISTANCIAMENTO/ISOLAMENTO SOCIAL. A PESQUISA ORIENTOU-SE PELA PROBLEMATIZAÇÃO: QUAIS AS ALTERNATIVAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM NAS PLATAFORMAS DIGITAIS DE ERE EM AULAS NO WHATSAPP? A INVESTIGAÇÃO BASEOU-SE NOS POSTULADOS DOS AUTORES QUE ABORDAM A ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DIGITAL (SOARES 2002); O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (BRASIL, 2017) NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (SANTOS, 2021). A INVESTIGAÇÃO DE NATUREZA QUALITATIVA (YIN, 2016), DO TIPO ESTUDO DE CASO (YIN, 2015), DEFINIU POR LOCUS DE PESQUISA UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ-ALAGOAS. PARA A COLETA DE DADOS EMPÍRICOS, OBSERVOU-SE AS PRÁTICAS CURRICULARES DE UMA PROFESSORA-ALFABETIZADORA POR MEIO DA IMERSÃO EM UM APLICATIVO DIGITAL UTILIZADO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A PROFESSORA-ALFABETIZADORA UTILIZA COMO BASE NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO NO ERE EM AULA NO WHATSAPP O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, E ATIVIDADES PARALELAS COMPLEMENTARES AO TRABALHO COM O LIVRO DIDÁTICO. COM RELAÇÃO AO (RE)DESENHO DE PRÁTICAS, A PROFESSORA UTILIZA VÍDEOS, ÁUDIOS, MATERIAIS DIGITALIZADOS E FOTOGRAFIAS, PARA MEDIAR AS APRENDIZAGENS.