PESQUISAR A REALIDADE ESCOLAR BRASILEIRA CONTINUA SENDO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. NESTE SENTIDO, A TEMÁTICA DO FRACASSO ESCOLAR TEM GRANDE RELEVÂNCIA PARA OS ESTUDIOSOS, PRINCIPALMENTE PARA OS QUE LIDAM COM O CAMPO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E COM A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. AINDA HOJE, ESTUDOS MOSTRAM QUE HÁ UMA POPULAÇÃO QUE, APESAR DE FREQUENTAR A ESCOLA, TENDE A SER SUJEITA A TAL PROCESSO. EM SUA GRANDE MAIORIA, AS CRIANÇAS E JOVENS QUE TENDEM AO FRACASSO E À EXCLUSÃO ESCOLAR SÃO NEGRAS, INDÍGENAS E DE OUTRAS POPULAÇÕES DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA. O PRESENTE ARTIGO É PARTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, E TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE O FRACASSO ESCOLAR QUE ACOMETE CRIANÇAS E JOVENS RACIALMENTE MARCADOS DEMONSTRANDO QUE TAL FENÔMENO FUNCIONA COMO MECANISMO DE BANIMENTO DAS CRIANÇAS E JOVENS NEGROS, EM UMA SOCIEDADE FUNDAMENTADA EM RACISMO ESTRUTURAL E INSTITUCIONAL. PARA REALIZAR A PESQUISA ESCOLHEU-SE UMA METODOLOGIA TEÓRICO-CONCEITUAL COM A FINALIDADE DE CONSTRUIR FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS CONSISTENTES QUE POSSIBILITASSEM UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE OS CONCEITOS DE ESCOLA E RACISMO JÁ CONSOLIDADOS. O REFERENCIAL UTILIZADO É ORIUNDO DE VÁRIOS CAMPOS DAS CIÊNCIAS HUMANAS. FORAM FUNDAMENTAIS OS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO, COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA HISTÓRIA GERAL. ALÉM DISSO, SERVIRAM COMO REFERÊNCIA AUTORES DA SOCIOLOGIA E DE OUTRAS CIÊNCIAS SOCIAIS.