NO MUNDO PÓS-MODERNO, MUITAS DISCUSSÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORAM E SEGUEM SENDO FEITAS. ESSAS DISCUSSÕES, HOJE AMPARADAS EM UM CENÁRIO NEOLIBERAL GLOBAL, PRETENDEM REFINAR O MODELO DE DOCÊNCIA (AQUI, COMPREENDENDO TANTO A FORMAÇÃO QUANDO O TRABALHO DOCENTE) A PARTIR DA EXECUÇÃO DE CURRÍCULOS NACIONAIS OU CURRÍCULOS MÍNIMOS, DA IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NESTES CURRÍCULOS, AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA, TESTES PADRONIZADOS COM FINALIDADES AVALIATIVAS (SAT). NESTE ESBOÇO DE PESQUISA, TENCIONA-SE APONTAR O QUE, ONDE E COMO AS POLÍTICAS E REFORMAS EDUCACIONAIS ESTÃO SE DANDO EM SOLO IBERO-AMERICANO; DESCREVER E CRITICAR AS NOVAS FORMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS RESULTANTES DESTES TEXTOS, COMO A BNCC, NO PAÍS; E RELACIONAR ESTAS POLÍTICAS COM A DOCÊNCIA E COM OS DISCURSOS E PROJETOS NEOLIBERAIS ESPERADOS PARA A EDUCAÇÃO. DIÁLOGOS COM BALL (2014), DIAS (2021) E LOPES E MACEDO (2011B) SÃO REALIZADOS PARA FUNDAMENTAR ESTE ESCRITO. FICA EVIDENCIADO O TEOR DESTES DISCURSOS QUE COMPÕEM OS TEXTOS POLÍTICOS NA IBEROAMÉRICA E AS BASES BRASILEIRAS QUE SURGIRAM A PARTIR DELES, DEMONSTRANDO O PERIGO QUE A DOCÊNCIA (TANTO A FORMAÇÃO, QUANTO O TRABALHO) CORRE HOJE EM ESCALA LOCAL E GLOBAL, ESPECIALMENTE POR CONTA DA INFLUÊNCIA NEOLIBERAL NO SETOR PÚBLICO, NESTE CASO, DAS REDES TRANSNACIONAIS DE INFLUÊNCIA (BALL, 2014) NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE DIFERENTES ESPÉCIES. POR ÚLTIMO, CLARIFICO MEU POSICIONAMENTO A FAVOR DE UM CURRÍCULO SEM FUNDAMENTOS (LOPES, 2015A) E CONTRÁRIO À NORMATIZAÇÃO TESTEMUNHADA PELO CAMPO EM ESCALA GLOBAL, E A FAVOR DE UM INVESTIMENTO RADICAL (LOPES, 2015B).