O TRABALHO JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE DESPERTAR E ESTIMULAR NOS ESTUDANTES O SENSO CRÍTICO,
FORMULADOR E MULTIPLICADOR DE AÇÕES PARTICIPATIVAS JUNTO À SOCIEDADE E ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS POR
MEIO DO CONTROLE SOCIAL E ACCOUNTABILITY. A ANÁLISE DO ESTUDO É QUALITATIVA DESCRITIVA, QUANTO AO
OBJETIVO. EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS, AS PRINCIPAIS FONTES FORAM AS RODAS DE
CONVERSAS REALIZADAS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET, UTILIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS VIA GOOGLE
FORMS. FORAM DEFINIDOS DOIS ENCONTROS COM OS ESTUDANTES DA ESCOLA, COM OS SEGUINTES TEMAS:
PRIMEIRO ENCONTRO: GESTOR GOVERNAMENTAL; ORÇAMENTO PÚBLICO; RECEITA PÚBLICA; DESPESA PÚBLICA;
DESPESA COM COVID-19; E LICITAÇÕES. SEGUNDO ENCONTRO: LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI;
TRANSPARÊNCIA PÚBLICA; PORTAL DA TRANSPARÊNCIA; E CONTROLE SOCIAL. OS RESULTADOS SÃO APRESENTADOS
EM ATIVIDADES: I) RODA DE CONVERSA DE MANEIRA SÍNCRONA COM A PRESENÇA DAS GESTORAS DA ESCOLA
CIDADÃ INTEGRAL, CÍCERO SEVERO LOPES; II) QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO; III) RODAS DE CONVERSAS COM
OS ESTUDANTES DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL, CÍCERO SEVERO LOPES; IV) QUESTIONÁRIO PROGNÓSTICO. A
FIM DE CAPTAR A COMPREENSÃO DO REFERIDO ESTUDO FOI ELABORADO QUESTIONÁRIO VIA GOOGLE DOCS PARA
AVALIAR SE OS ALUNOS DA ECI ACESSARAM O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DA SUA CIDADE E SE
COMPREENDERAM OS CONCEITOS DE CONTROLE SOCIAL, TRANSPARÊNCIA E GASTOS COM A COVID- 19.