O ESTUDO DO SISTEMA ENDÓCRINO FAZ PARTE DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO. NO ENTANTO, O POUCO TEMPO PARA AS AULAS DE BIOLOGIA, OS MODELOS DIDÁTICOS DISPONÍVEIS E A APRESENTAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS TORNAM A ABORDAGEM FRAGMENTADA E DESCONTEXTUALIZADA DO CORPO HUMANO, DIFICULTANDO O APRENDIZADO DO ALUNO, JÁ QUE, EM GERAL, NÃO TEM ASSOCIAÇÃO COM SEU COTIDIANO. O PRESENTE TRABALHO TEVE A INTENÇÃO DE ESTUDAR O SISTEMA ENDÓCRINO DE FORMA INTERDISCIPLINAR, INTEGRADA E INVESTIGATIVA, COM ESTUDANTES DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. A METODOLOGIA PROPOSTA FOI UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM TRÊS AULAS, COM O TEMPO REDUZIDO E ADAPTADO PARA O ENSINO REMOTO. FORAM APRESENTADOS TEXTOS LITERÁRIOS (PROSAS E POESIAS) COMO BASE DE DISCUSSÃO, ALÉM DE UM TRECHO DO FILME “O CARTEIRO E O POETA”. A PROPOSTA DA AULA CONTOU COM A PRODUÇÃO DE DESENHOS DO SISTEMA ENDÓCRINO E PRODUÇÃO DE TEXTOS CRIADOS PELOS ESTUDANTES. TODA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI ADAPTADA E APLICADA UTILIZANDO TECNOLOGIAS, DEVIDO À NECESSIDADE DO ENSINO REMOTO, CAUSADO PELA PANDEMIA QUE SE INICIOU EM 2020. APESAR DE PENSADA PARA O ENSINO PRESENCIAL, A SEQUÊNCIA DIDÁTICA ADAPTADA PARA O ENSINO REMOTO FOI BEM ACEITA PELOS ESTUDANTES E, EM PRÁTICA INTERDISCIPLINAR, INTEGROU A LITERATURA À BIOLOGIA, SERVINDO NÃO APENAS PARA A DISCUSSÃO DO CORPO HUMANO, MAS COMO ESTÍMULO PARA LEITURA E ESCRITA, COMO OBSERVADOS NO RESULTADO DA PESQUISA. APESAR DA POUCA ADESÃO DOS ALUNOS AO ENSINO REMOTO, A AVALIAÇÃO QUE REALIZARAM SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI POSITIVA.