ESSA PRODUÇÃO TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO DURANTE O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. PRIORIZAMOS DISCUTIR OS DESAFIOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DE PESQUISAS E ESTUDOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA E OS MODOS DE CONCEBER O PROCESSO AVALIATIVO. ASSIM, ESSE ESTUDO É PAUTADO NUMA DISCUSSÃO QUE PREZA PELA REVISÃO DE INDICADORES QUE FOMENTAM A IMPORTÂNCIA DESSA DISCIPLINA NO COTIDIANO ESCOLAR E TRANSFORMEM ESSA VISÃO DISTORCIDA QUE MUITOS DOCENTES E DISCENTES TÊM SOBRE A MATEMÁTICA E SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO, PARA QUE SÓ ENTÃO, ELA SEJA VISTA COMO SIGNIFICATIVA PARA O COTIDIANO DOS INDIVÍDUOS E QUE A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA SEJA UTILIZADA COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO. FORAM UTILIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, DE TEOR QUALITATIVO, PARA NOS CONCEDER UM MAIOR APORTE TEÓRICO SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO, AUTORES COMO TARDIF (2003), FREIRE (1999), KISHIMOTO (2002), MACCARINA (2010), LUCKESI (1996), VASCONCELOS (1995) ENTRE OUTROS AUTORES QUE SE DEBRUÇAM SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO. DESTE MODO, A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA, É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA UM BOM TRABALHO PEDAGÓGICO, AO CONSIDERAR SER IMPORTANTE SELECIONAR OS CONTEÚDOS E OS MODOS DE SE AVALIAR. O ENSINO DA MATEMÁTICA NO INÍCIO DO ENSINO FUNDAMENTAL É MUITO IMPORTANTE, ESTÁ RELACIONADO COM O MODO DE ENSINAR E APRENDER SIGNIFICATIVAMENTE, JÁ A ESCOLA, TEM A RESPONSABILIDADE DE INTRODUZIR O CONHECIMENTO FORMAL INTEGRADO AO COTIDIANO POR MEIO DE SEUS PROFESSORES DE ACORDO COM DIFERENTES ESTRATÉGIAS E RECURSOS,