MUITO SE HOUVE FALAR SOBRE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, AINDA MUITO VOLTADO PARA O DOMÍNIO
DA GRAMÁTICA. SOB ESSE POSTULADO METALINGUÍSTICO, MUITOS ESTIGMAS SÃO DESENCADEADOS.
EMERGINDO, CONTUDO, NECESSIDADE DE DESCONSTRUÇÃO DESSA VERTENTE TECNICISTA, E DE TEORIAS
TRADICIONAIS QUE FOMENTAM IDEOLOGIAS AUTORITÁRIAS E DOMINANTES, EM RELAÇÃO AO ENSINO DA LÍNGUA.
O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DESENVOLVER UMA DISCUSSÃO REFERENTE AO PROCESSO DE ENSINO DA
GRAMÁTICA, ARTICULADO EM TRÊS EIXOS. PARA ISSO, UTILIZAMOS O “PLEBEÍSMO, FENÔMENO LINGUÍSTICO,
ENCONTRADO NA LETRA DE FUNK, DO ARTISTA “MC GUI E MC LOMA E AS GÊMEAS LACRAÇÃO – NO
TALENTINHO (KONDZILLA.COM)” DE MODO, QUE LEVEMOS O ALUNO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL,
DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE NOVA CRUZ, RN, A REFLETIR SOBRE O ENSINO DAS VARIANTES LINGUÍSTICAS,
PARALELO À NORMA PADRÃO. NESSE ÍNTERIM, A PESQUISA SE PROPÕE REFLETIR SOBRE UMA REALIDADE DO
ENSINO DE GRAMÁTICA QUE SEJA VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA,
PROCURANDO A TODO INSTANTE ROMPER COM O STATUS QUOR DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, VOLTADO
APENAS PARA A METALINGUAGEM E A RIGIDEZ GRAMATICAL. COMPREENDENDO ASSIM, QUE A LÍNGUA É UM
UNIVERSO FORMADO POR DIVERSAS VARIANTES. LOGO, ESPERAMOS QUE ATRAVÉS DO ESTUDO DO PLEBEÍSMO NA
LETRA DE CANÇÃO DE FUNK, POSSAMOS CONTRIBUIR COM UM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SENSÍVEL À
ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA E AO ENSINO DE GRAMÁTICA EM TRÊS EIXOS.