Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA EM TRÊS EIXOS PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA: O FENÔMENO LINGUÍSTICO, PLEBEÍSMO NO GÊNERO DISCURSIVO LETRA DE CANÇÃO DE FUNK

Palavra-chaves: ENSINO DE GRAMÁTICA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, SOCIOLINGUÍSTICA, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81610
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3009
    "inscrito_id" => 7934
    "titulo" => """
      UMA PROPOSTA EM TRÊS EIXOS PARA O ENSINO DE\r\n
      GRAMÁTICA: O FENÔMENO LINGUÍSTICO, PLEBEÍSMO NO\r\n
      GÊNERO DISCURSIVO LETRA DE CANÇÃO DE FUNK
      """
    "resumo" => """
      MUITO SE HOUVE FALAR SOBRE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, AINDA MUITO VOLTADO PARA O DOMÍNIO\r\n
      DA GRAMÁTICA. SOB ESSE POSTULADO METALINGUÍSTICO, MUITOS ESTIGMAS SÃO DESENCADEADOS.\r\n
      EMERGINDO, CONTUDO, NECESSIDADE DE DESCONSTRUÇÃO DESSA VERTENTE TECNICISTA, E DE TEORIAS\r\n
      TRADICIONAIS QUE FOMENTAM IDEOLOGIAS AUTORITÁRIAS E DOMINANTES, EM RELAÇÃO AO ENSINO DA LÍNGUA.\r\n
      O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DESENVOLVER UMA DISCUSSÃO REFERENTE AO PROCESSO DE ENSINO DA\r\n
      GRAMÁTICA, ARTICULADO EM TRÊS EIXOS. PARA ISSO, UTILIZAMOS O “PLEBEÍSMO, FENÔMENO LINGUÍSTICO,\r\n
      ENCONTRADO NA LETRA DE FUNK, DO ARTISTA “MC GUI E MC LOMA E AS GÊMEAS LACRAÇÃO – NO\r\n
      TALENTINHO (KONDZILLA.COM)” DE MODO, QUE LEVEMOS O ALUNO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL,\r\n
      DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE NOVA CRUZ, RN, A REFLETIR SOBRE O ENSINO DAS VARIANTES LINGUÍSTICAS,\r\n
      PARALELO À NORMA PADRÃO. NESSE ÍNTERIM, A PESQUISA SE PROPÕE REFLETIR SOBRE UMA REALIDADE DO\r\n
      ENSINO DE GRAMÁTICA QUE SEJA VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA,\r\n
      PROCURANDO A TODO INSTANTE ROMPER COM O STATUS QUOR DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, VOLTADO\r\n
      APENAS PARA A METALINGUAGEM E A RIGIDEZ GRAMATICAL. COMPREENDENDO ASSIM, QUE A LÍNGUA É UM\r\n
      UNIVERSO FORMADO POR DIVERSAS VARIANTES. LOGO, ESPERAMOS QUE ATRAVÉS DO ESTUDO DO PLEBEÍSMO NA\r\n
      LETRA DE CANÇÃO DE FUNK, POSSAMOS CONTRIBUIR COM UM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SENSÍVEL À\r\n
      ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA E AO ENSINO DE GRAMÁTICA EM TRÊS EIXOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GRAMÁTICA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, SOCIOLINGUÍSTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID7934_05112021212643.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ SOARES GENUINO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ S. GENUINO"
    "autor_email" => "mariajsoaresg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81610
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3009
    "inscrito_id" => 7934
    "titulo" => """
      UMA PROPOSTA EM TRÊS EIXOS PARA O ENSINO DE\r\n
      GRAMÁTICA: O FENÔMENO LINGUÍSTICO, PLEBEÍSMO NO\r\n
      GÊNERO DISCURSIVO LETRA DE CANÇÃO DE FUNK
      """
    "resumo" => """
      MUITO SE HOUVE FALAR SOBRE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, AINDA MUITO VOLTADO PARA O DOMÍNIO\r\n
      DA GRAMÁTICA. SOB ESSE POSTULADO METALINGUÍSTICO, MUITOS ESTIGMAS SÃO DESENCADEADOS.\r\n
      EMERGINDO, CONTUDO, NECESSIDADE DE DESCONSTRUÇÃO DESSA VERTENTE TECNICISTA, E DE TEORIAS\r\n
      TRADICIONAIS QUE FOMENTAM IDEOLOGIAS AUTORITÁRIAS E DOMINANTES, EM RELAÇÃO AO ENSINO DA LÍNGUA.\r\n
      O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DESENVOLVER UMA DISCUSSÃO REFERENTE AO PROCESSO DE ENSINO DA\r\n
      GRAMÁTICA, ARTICULADO EM TRÊS EIXOS. PARA ISSO, UTILIZAMOS O “PLEBEÍSMO, FENÔMENO LINGUÍSTICO,\r\n
      ENCONTRADO NA LETRA DE FUNK, DO ARTISTA “MC GUI E MC LOMA E AS GÊMEAS LACRAÇÃO – NO\r\n
      TALENTINHO (KONDZILLA.COM)” DE MODO, QUE LEVEMOS O ALUNO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL,\r\n
      DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE NOVA CRUZ, RN, A REFLETIR SOBRE O ENSINO DAS VARIANTES LINGUÍSTICAS,\r\n
      PARALELO À NORMA PADRÃO. NESSE ÍNTERIM, A PESQUISA SE PROPÕE REFLETIR SOBRE UMA REALIDADE DO\r\n
      ENSINO DE GRAMÁTICA QUE SEJA VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA,\r\n
      PROCURANDO A TODO INSTANTE ROMPER COM O STATUS QUOR DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, VOLTADO\r\n
      APENAS PARA A METALINGUAGEM E A RIGIDEZ GRAMATICAL. COMPREENDENDO ASSIM, QUE A LÍNGUA É UM\r\n
      UNIVERSO FORMADO POR DIVERSAS VARIANTES. LOGO, ESPERAMOS QUE ATRAVÉS DO ESTUDO DO PLEBEÍSMO NA\r\n
      LETRA DE CANÇÃO DE FUNK, POSSAMOS CONTRIBUIR COM UM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SENSÍVEL À\r\n
      ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA E AO ENSINO DE GRAMÁTICA EM TRÊS EIXOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GRAMÁTICA, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, SOCIOLINGUÍSTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID7934_05112021212643.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ SOARES GENUINO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ S. GENUINO"
    "autor_email" => "mariajsoaresg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

MUITO SE HOUVE FALAR SOBRE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, AINDA MUITO VOLTADO PARA O DOMÍNIO DA GRAMÁTICA. SOB ESSE POSTULADO METALINGUÍSTICO, MUITOS ESTIGMAS SÃO DESENCADEADOS. EMERGINDO, CONTUDO, NECESSIDADE DE DESCONSTRUÇÃO DESSA VERTENTE TECNICISTA, E DE TEORIAS TRADICIONAIS QUE FOMENTAM IDEOLOGIAS AUTORITÁRIAS E DOMINANTES, EM RELAÇÃO AO ENSINO DA LÍNGUA. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DESENVOLVER UMA DISCUSSÃO REFERENTE AO PROCESSO DE ENSINO DA GRAMÁTICA, ARTICULADO EM TRÊS EIXOS. PARA ISSO, UTILIZAMOS O “PLEBEÍSMO, FENÔMENO LINGUÍSTICO, ENCONTRADO NA LETRA DE FUNK, DO ARTISTA “MC GUI E MC LOMA E AS GÊMEAS LACRAÇÃO – NO TALENTINHO (KONDZILLA.COM)” DE MODO, QUE LEVEMOS O ALUNO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE NOVA CRUZ, RN, A REFLETIR SOBRE O ENSINO DAS VARIANTES LINGUÍSTICAS, PARALELO À NORMA PADRÃO. NESSE ÍNTERIM, A PESQUISA SE PROPÕE REFLETIR SOBRE UMA REALIDADE DO ENSINO DE GRAMÁTICA QUE SEJA VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA, PROCURANDO A TODO INSTANTE ROMPER COM O STATUS QUOR DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, VOLTADO APENAS PARA A METALINGUAGEM E A RIGIDEZ GRAMATICAL. COMPREENDENDO ASSIM, QUE A LÍNGUA É UM UNIVERSO FORMADO POR DIVERSAS VARIANTES. LOGO, ESPERAMOS QUE ATRAVÉS DO ESTUDO DO PLEBEÍSMO NA LETRA DE CANÇÃO DE FUNK, POSSAMOS CONTRIBUIR COM UM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SENSÍVEL À ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA E AO ENSINO DE GRAMÁTICA EM TRÊS EIXOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.