ESTE ARTIGO ? UM RECORTE DE UMA PESQUISA, DESENVOLVIDA NO ?MBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O CIENT?FICA DO IFMA , QUE TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR MOVIMENTOS REALIZADOS POR PROFESSORES DE MATEM?TICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALAS DE AULA DE ENSINO REGULAR COM A PRESEN?A DE DISCENTES P?BLICO ALVO DA EDUCA??O ESPECIAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CAR?TER EXPLORAT?RIO, APOIADA NOS PRESSUPOSTOS TE?RICOS E METODOL?GICOS DA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E DOCUMENTAL PARA AN?LISE DE ESTUDOS E DOCUMENTOS OFICIAIS, E DA PESQUISA NARRATIVA PARA A CONSTITUI??O E AN?LISE DE NARRATIVAS DE EXPERI?NCIAS DE PROFESSORES DE MATEM?TICA. PARTICIPARAM DA PESQUISA PROFESSORES DE MATEM?TICA DO DEPARTAMENTO DE MATEM?TICA DO IFMA, CAMPUS S?O LU?S MONTE CASTELO. AS NARRATIVAS DE PROFESSORES CONSTITU?DAS EM SITUA??ES DE ENTREVISTAS PERMITIRAM ELABORA??ES DO TIPO: A IMPORT?NCIA DA FORMA??O INICIAL E CONTINUADA NA CARREIRA PROFISSIONAL DO DOCENTE; O COMPROMISSO EM LIDAR COM ALUNOS P?BLICO ALVO DA EDUCA??O ESPECIAL LIVRE DE PRECONCEITOS.