DIANTE DO CENÁRIO PANDÊMICO QUE IMPACTA NO SISTEMA EDUCACIONAL PÚBLICO BRASILEIRO, APLICOU-SE O TESTE CIENTÍFICO PRODUZIDO POR FERREIRO E TEBEROSKY (1987; 1995) EM ESTUDOS PSICOGENÉTICOS SOBRE A AQUISIÇÃO DA ESCRITA POR CRIANÇAS COM A FINALIDADE ANALISAR O NÍVEL DE ESCRITA DESENVOLVIDO PELA CRIANÇA DIANTE DOS DESAFIOS VIVENCIADOS PELO ENSINO REMOTO, PARA TAL BUSCOU-SE COMPREENDER A SITUAÇÃO FAMILIAR DA CRIANÇA, OBSERVAR O COMPORTAMENTO E OS VÍNCULOS ESTABELECIDOS COM O AMBIENTE ESCOLAR E RELACIONAR OS ASPECTOS SOCIAIS DA CRIANÇA COM AS TEORIAS PIAGETIANAS. SUA RELEVÂNCIA SE PERCEBE POR MEIO DO IMPACTO QUE A PANDEMIA OCASIONA NA VIDA DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIANTE DA NECESSIDADE DE MAIOR ESTREITAMENTO DE VÍNCULOS AFETIVOS E A INTRODUÇÃO DA CRIANÇA NO AMBIENTE ESCOLAR E LETRADO. DESENVOLVEU-SE DE UM ESTUDO DE CASO DE CARÁTER EXPLICATIVO, VIABILIZADO POR MEIO DE ENTREVISTAS E APLICAÇÃO DO TESTE REALIZADO EM DOIS MOMENTOS DE CONTATO COM A CRIANÇA. COMPREENDE-SE QUE AS CRIANÇAS SÃO SUJEITOS QUE SABEM, PORTANTO A PESQUISA SE CONFIGURA COMO UMA DENÚNCIA DA SOLIDÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA A PARTIR DE UM RECORTE DESTE IMENSO CENÁRIO PINCELADO POR ABANDONO FAMILIAR, DESIGUALDADE SOCIAL, FALTA DE ESTRUTURA ESCOLAR E DESCASO DO ESTADO.