SABENDO QUE O LIVRO DIDÁTICO É UMA IMPORTANTE FONTE DE INFORMAÇÃO E DE EXTREMA IMPORTÂNCIA
PARA A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO PELOS ALUNOS EM SALA DE AULA. PARA TANTO A QUALIDADE DAS
INFORMAÇÕES PRESTADAS POR ESTES PRECISAM SEMPRE ESTAREM ATUALIZADAS E CONDIZENTES COM A
REALIDADE. CONHECER A HISTÓRIA DA SOCIEDADE, COMUNIDADE EM QUE ESTÁ INSERIDO, SE FAZ NECESSÁRIO
PARA O CONVÍVIO HARMONIOSO ENTRE OS POVOS E CULTURAS DISTINTAS. PENSANDO ASSIM, O PROPÓSITO
DESTE TRABALHO É FAZER UMA ANÁLISE EM UM LIVRO DE HISTÓRIA DO QUARTO ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL I, ENFATIZANDO A PRESENÇA/ IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO
MODO COMO ESTES APRESENTAM AS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO. PARA SUPORTE TEÓRICO, FORAM
UTILIZADOS PRINCIPALMENTE A LEGISLAÇÃO QUE ORIENTAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E QUE GARANTEM O
ENSINO DA TEMÁTICA NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS, ASSIM TAMBÉM AUTORES QUE ESTUDAM SOBRE O
ASSUNTO. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O LIVRO DIDÁTICO É UMA FERRAMENTA BASTANTE ÚTIL, PORÉM AINDA
PERPETUA EQUÍVOCOS E EXCLUI A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA.