O ARTIGO VEM PARA O MEIO ACADÊMICO COM O OBJETIVO DE PROPOR UMA DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA PRÁTICA DOCENTE, NA PERSPECTIVA INOVADORA, TRAZENDO UMA CONCEPÇÃO APRIORISTA DO DOCENTE PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO. O LÚDICO NOS ÚLTIMOS ANOS TEM GANHANDO VALORES SIGNIFICATIVOS NO APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS INFANTIS, TORNANDO-SE FERRAMENTAS NECESSÁRIAS NA PRÁTICA DO PROFESSOR NO SENTIDO DE INOVAR. DESTA FORMA A BUSCA CONSTANTE POR RECURSOS DIDÁTICOS E FORMAÇÃO CONTINUADA, COM O INTUITO DE NORTEAR O FAZER PEDAGÓGICOS E FAVORECER UM APRENDIZADO DE QUALIDADE AOS ESTUDANTES, NUMA PERSPECTIVA PRAZEROSA E CRIATIVA. A METODOLOGIA LÚDICA ENSERIDA NA PRÁTICA COTIDIANA DO DOCENTE DESENVOLVE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, SENDO NOTÓRIO NO DESEMPENHO PSICOMOTOR DA CRIANÇA E EM VÁRIAS ÁREAS COGNITIVAS. DIANTE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, OBSERVA-SE A RESISTÊNCIA DE ALGUNS DOCENTES, NO SENTIDO DE NÃO UTILIZÁ-LO EM SALA DE AULA. O LÚDICO NÃO SÓ CONTRIBUI COM APRENDIZAGEM, COMO POSSIBILITA A CRIATIVIDADE E A AUTONOMIA DOS DISCENTES, INOVANDO AS PRÁXIS EDUCATIVAS. O ARTIGO FOI ELABORADO COM BASE EM REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS DE BARBOSA (2016) E VYGOTSKY (2017), PRETENDE COLABORAR PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A LUDICIDADE NA FORMAÇÃO COGNITIVA NO PROCESSO DO ENSINO APRENDIZAGEM E CONTRIBUIR PARA A INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE CUNHO QUALITATIVO E PESQUISAS QUE SE REFEREM AO TEMA EXPOSTO. TEM COMO PÚBLICO ALVO PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E TODOS QUE TIVEREM INTERESSE PELA TEMÁTICA ABORDADA.