O TEXTO TRATA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PRECISAMENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO É DESENVOLVER UMA ANÁLISE TEÓRICA SOBRE O ENSINO DO CONTEÚDO DE NÚMEROS APRESENTADOS COMO SABERES A SEREM ENSINADOS NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. TRATA-SE DE UM ENSAIO ACADÊMICO, PRODUZIDO COMO PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, OFERTADO NO OITAVO SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, NO MÊS DE DEZEMBRO DO ANO DE 2020. OS RESULTADOS INDICAM QUE O ENSINO DE NÚMEROS É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NESSA FASE ESCOLAR, POIS ESSES EDUCANDOS UTILIZAM OS NÚMEROS COTIDIANAMENTE EM SUAS RELAÇÕES SOCIAIS. APONTA-SE PARA A NECESSIDADE DE UM ENSINO DE NÚMEROS QUE SEJA CAPAZ DE PROPORCIONAR UMA APROFUNDAMENTO DO CONHECIMENTO EMPÍRICO DO ALUNO NA UTILIZAÇÃO DESSES E QUE CONSIGA ALIÁ-LOS AO SABER CIENTÍFICO PROPORCIONADO PELA ESCOLA FORMAL.